INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Projeto "HD vai ao Teatro" da Casa de Saúde Saint Roman contribui para a socialização dos pacientes psiquiátricos

By 20 de dezembro de 2018 Você Informa

“Projeto Hospital Dia vai ao Teatro” da Casa de Saúde Saint Roman contribui para a socialização dos pacientes psiquiátricos
Desde abril os pacientes psiquiátricos e dependentes químicos do Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman estão participando do projeto “Hospital Dia vai ao Teatro”, que conta com atividades externas sempre nos finais de semana e feriados. O projeto inclui idas ao teatro, museus, shows, sempre com a participação de membros da equipe multidisciplinar da Clínica e familiares dos pacientes.
O objetivo do Projeto é ajudar aos pacientes a vivenciarem novas experiências, propiciando uma melhora da autonomia, socialização, além de reforçar os vínculos familiares dos pacientes e clientes do Hospital Dia.
O projeto “Hospital Dia vai ao teatro” é uma iniciativa da psicóloga Sonária Martins, Coordenadora do Hospital Dia, que vem realizando um trabalho junto a instituições e ONGs das áreas de entretenimento, visando estabelecer uma parceria para inserir essas atividades na programação dos eventos externos do Programa HD.
” Através desses recursos, em parceria com diversas empresas e ONGs, queremos estimular atividades culturais e de lazer que possam aproximar clientes e seus familiares na busca de momentos saudáveis e terapêuticos”, diz Sonária.
Segundo ela, essas atividades têm sido muito importantes para a recuperação dos pacientes em todo o processo de convívio social e familiar.
Sobre o Hospital Dia (Espaço Conviver)
O Hospital Dia atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química, tendo o objetivo de minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas, reforço à conscientização da doença e seus tratamento. Batizado de Espaço Conviver, o Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman, funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 9h as 17h, e conta com uma quadra poliesportiva, uma área destinada a jardinagem, espaços de biblioteca, sala de arte terapia e artesanato, espaço para atividades corporal de relaxamento e meditação, salas para atendimento em grupo terapêutico, espaço para atividades de educação física e o funcionamento da loja BRECHO`S, um projeto pioneiro criado, desenvolvido e em funcionamento, que é administrado pelos pacientes com o auxílio de psicólogo membro da Equipe Saint Roman.
Na programação de atendimentos são realizadas terapias diárias em oficinas especializadas, desenvolvendo um programa de atendimento voltado a prevenção e redução das internações, com melhora na reintegração social e qualidade de vida.
As atividades são realizadas na sede em Santa Teresa e também em locais externos, previamente programados com pacientes, familiares e sob a supervisão da Equipe Saint Roman (Ex: Caminhadas, passeios culturais (cinema, teatro, exposições, etc), almoço e/ou lanche em locais diversos na cidade do Rio de Janeiro.
Sua equipe multidisciplinar é formada por médicos, psicólogos, arte terapeuta, professor de Yoga, Professor de Educação Física, Profissional especializado em cantar terapia, enfermeiros, nutricionistas, cuidadores e membros dos setores de apoio do hospital.
 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply