A crescente busca por um atendimento mais humanizado na área da saúde impulsiona a transformação dos espaços hospitalares.

A hospitalidade na arquitetura hospitalar surge como uma tendência inovadora que integra elementos da hotelaria para criar ambientes acolhedores e relaxantes, promovendo o bem-estar dos pacientes, acompanhantes e profissionais.

O objetivo desta junção de conceitos é oferecer serviços diferenciados e estruturas acolhedoras e de conforto, com uma equipe previamente treinada a oferecer um atendimento mais humanizado.

Para Sergio Athié, da Athié Wohnrath, empresa de arquitetura e construção, a ideia de incorporar elementos acolhedores e confortáveis em ambientes corporativos e outros segmentos pode realmente impactar positivamente as pessoas que interagem com esses espaços: “Não apenas na área da saúde, mas também em locais de trabalho, espaços públicos e outros ambientes, a consideração pela experiência do usuário pode ter um grande impacto no bem-estar e na produtividade. Acho muito interessante como a atenção ao design e à atmosfera dos espaços pode influenciar diretamente o conforto e a sensação de pertencimento das pessoas. É criar um ambiente que não apenas atende às necessidades funcionais, mas também promove uma sensação positiva e acolhedora.”

Imagem de sala de espera em um hospital com um sofá cinza, duas poltronas claras, uma mesa com quatro cadeiras, piso amadeirado e iluminação suave

Hospitalidade na arquitetura hospitalar: a essência do cuidado em cada detalhe

 A renovação de todo o ambiente hospitalar começa na arquitetura. O projeto é pensado para ser convidativo e relaxante, com cores suaves, iluminação adequada, música ambiente e obras de arte. Sai a ideia do branco total e entra em cena a harmonia nas cores e o aconchego no uso de elementos visuais.

Os quartos são equipados com mobiliários mais confortáveis, perdendo aquela ideia de “quarto de hospital”. Investe-se em TVs, Wi-Fi gratuito e outros amenities que ofereçam comodidade ao paciente e seus acompanhantes. Confira os benefícios:

Pacientes, acompanhantes e visitantes: maior conforto, bem-estar, segurança, qualidade, privacidade e aconchego, com espaços que prezam pela sensação de acolhimento e oferecem conforto.

Profissionais de saúde: ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, com espaços ergonomicamente corretos, uso de tecnologia de ponta e com espaços colaborativos que geram mais eficiência na organização e na comunicação.

Realizar uma obra, seja reforma ou construção, exige alguns cuidados, afinal, o importante é que os benefícios sejam de longo prazo. É importante contar com uma empresa que tenha expertise, processos definidos, segurança e diálogo constante, para que tudo saia como o desejado.

Retrofit: renovar, sem perder a essência

O retrofit é uma alternativa de solução inteligente e sustentável para revitalizar e modernizar  espaços. Mais do que uma simples reforma, o processo transforma o ambiente físico em um espaço acolhedor, seguro e eficiente, priorizando o bem-estar de todos.

Imagem de uma recepção e entrada de um hospital com totem de autoatendimento, cadeiras, iluminação suave, piso amadeirado e porta de vidro automática

Arquitetura hospitalar e confiança

A Athié Wohnrath, empresa de arquitetura e construção comandada por Sergio Athié e Ivo Wohnrath, tem trinta anos de mercado e grandes entregas no seu portfólio dentro da área de saúde.  Nomes como Einstein, Rede D’Or, Memorial Star, IGESP, Intermédica e Faculdade Sírio Libanês são só alguns dos clientes atendidos por equipes altamente especializadas em fornecer soluções personalizadas e que levam em conta o bem-estar e o conforto, sem abrir mão de políticas rígidas de ESG.

Não à toa, a Athié Wohnrath tem 95 projetos com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de avaliação global que reconhece a excelência em práticas de construção verde e operação sustentável de edifícios. Saiba mais!

 

Créditos imagens: Diogo Costanzo | São Luiz Star Maternidade