faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Primeiro ambulatório médico do Seconci-SP dentro de um canteiro de obra na capital paulista é implementado

Article-Primeiro ambulatório médico do Seconci-SP dentro de um canteiro de obra na capital paulista é implementado

São Paulo, dezembro de 2014 – O Seconci-SP acaba de instalar, na construtora Eztec, o primeiro ambulatório médico da entidade dentro de canteiro de obra na capital paulista. Anteriormente, o Seconci-SP teve ambulatórios dentro de obras em São José dos Campos e Sorocaba. Essa medida contribui para que as empresas reduzam custos com saúde e garante aos trabalhadores acesso a um atendimento médico de qualidade.

Pesquisas do Seconci-SP mostram que os exames médicos realizados nestes ambulatórios diminuem o tempo de deslocamento do trabalhador até consultórios médicos e, com isso, evitam o absenteísmo. A redução de ausência no trabalho pode chegar a 2.914 horas por mês para uma base de 1.000 empregados, o que corresponde ao trabalho de 13 funcionários com uma jornada de 220 horas por mês.

Para a gerente de Medicina Ocupacional do Seconci-SP, dra. Xiomara Salvetti, o serviço é um grande benefício aos trabalhadores. “Para quem não possui um plano de saúde, ter acesso a um primeiro atendimento médico dentro do local de trabalho é valioso. Oferecemos avaliação com orientação médica de qualidade para garantir ao trabalhador um tratamento adequado”, enfatiza a médica.

Rapidez, segurança e conforto são os três pontos fundamentais ao se implantar um ambulatório em canteiro. Um dos benefícios é a redução dos riscos de agravamento da lesão para os trabalhadores que se acidentam, uma vez que um médico presente garante um diagnóstico rápido, e diminui as chances de sequelas e invalidez. Já para as empresas, a medida representa a redução de custos.

A criação do ambulatório médico está regulamentada na NR 18 para frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores. “Ter acesso ao ambulatório e seus programas de promoção à saúde resulta em reconhecimento dos funcionários, o que gera motivação individual e coletiva. O resultado é uma equipe mais produtiva”, conclui dra. Xiomara.

Campanhas – O local também pode ser utilizado para a realização de campanhas de prevenção e controle de obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol, depressão, entre outros temas. Com os resultados em mãos, a equipe do ambulatório médico pode criar ações específicas, caso algum problema de saúde seja predominante entre os trabalhadores. Desta forma, reduz-se o número de afastamentos e promove-se a melhoria na produtividade.

 Gestão em Saúde Ocupacional – O ambulatório também está habilitado a realizar exames ocupacionais, tais como admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função, bem como servir de apoio no controle e fiscalização dos documentos das empresas subcontratadas, garantindo que os empregados se encontrem aptos para o trabalho.

Afastamento médico – O médico do ambulatório acompanha de perto os casos de retorno ao trabalho após a alta do INSS e as adaptações à função, que muitas vezes são exigidas. Assim, garante uma reintegração segura do funcionário ao seu ambiente.

Acidentes de trabalho – Fazer o primeiro atendimento dos acidentados no ambulatório permite a avaliação correta, contribuindo para uma rápida recuperação, além de garantir a notificação sobre o acidente junto aos órgãos responsáveis, evitando a subnotificação.

O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista, que oferece serviços de saúde e segurança do trabalho aos 900 mil empregados do setor e seus familiares.