A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Zilda Arns, foi inaugurada no último sábado (12/12), sendo a maior UPA do Brasil. Com a abertura da UPA, a Prefeitura de Embu das Artes, em parceria com a Libs Farmacêutica, também dá início à 2ª fase do projeto “Tempo é Saúde”, que começou em março com a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, agora, iniciará um moderno processo de classificação de risco no local.
A UPA Zilda Arns tem capacidade para atender até 700 pacientes por dia, e abre as portas nesta quarta-feira (16/12), conta com três pavimentos, elevadores, equipamento de raio-x, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação e equipe de odontologia e equipamento de atendimento 24 horas.
Leia Mais: Hospital Mãe de Deus inaugura 1ª emergência oncológica
Conheça novos modelos de agendamento e clínicas de baixo custo
Fundo Pátria inaugura unidade de longa permanência para idosos
Segundo Chico Brito, prefeito de Embu das Artes, foi aproveitada a quantia de R$2,6 milhões que o Governo Federal enviou à cidade, por meio do Ministério da Saúde, e foi dobrado o tamanho da UPA, que custou o total de R$5,3 milhões.
Chico Brito também comemorou a conquista que beneficiará não somente munícipes da cidade mas os moradores da região, já que com a inauguração da UPA, o Pronto-Socorro Vazame torna-se Hospital Leito, passando a receber somente os pacientes com necessidade de internação, mudança que também refletirá na rotina dos Pronto-Socorros Central e Infantil, sendo que o primeiro enviará seus internos para o Hospital Leito e o segundo terá o número de leitos ampliado.
A UPA Zilda Arns, que é integrada ao projeto “Tempo é Saúde”, será totalmente informatizada e contará com um moderno processo de classificação de risco, onde os atendimentos serão realizados de acordo com a urgência e não pela ordem de chegada à unidade. O processo de triagem dos pacientes será realizado por equipamentos de última geração, com tecnologia idêntica a utilizada em grandes redes de hospitais particulares, auxiliando os profissionais de enfermagem no processo de avaliação do paciente e classificação de risco.
Conheça a classificação de risco adotada na unidade:
Fonte: Cidade de Embu das Artes