O assunto das redes sociais de hoje relembram a viagem no tempo de Marty McFly, diretamente de 1985 para o exato dia de hoje – dia 21 de outubro de 2015, com seu carro DeLorean convertido em máquina do tempo. Vale relembrar esse clássico!
E como não temos um DeLorean para viajar no tempo e saber como as coisas serão, é muito frequente consultarmos especialistas e fazermos previsões de como será a Saúde daqui a 10, 20 ou 50 anos. Mas será que essas previsões chegaram perto?
Agora que chegamos no futurístico ano de 2015, podemos relembrar as previsões, analisar o que foi feito e os resultados alcançados.
Há oito anos publicamos aqui no site um estudo realizado pela Deloitte que trazia algumas previsões para 2015 (mercado de Lifesciences):
- Para um terço dos entrevistados, em 2015, a porcentagem de faturamento gerado a partir da venda de novos produtos e serviços ainda não disponíveis no mercado seria entre 51% e 75%.
- A maioria (60%) afirmou que a melhor forma para conseguir maior penetração em novos mercados seria por meio de fusões e aquisições.
- Os novos mercados, especialmente os países emergentes, representarão 25% do faturamento das empresas.
Aliás, vale dar uma olhada em diversas previsões para o setor de Saúde feitas por especialistas e acompanhadas pelo Saude Business:
Previsões das multinacionais da saúde sobre o futuro
Saúde: 10 previsões da Deloitte para 2020
10 previsões para a TI na Saúde em 2015
Quais são as empresas de saúde mais inovadoras?
No Filme De Volta Para o Futuro, teríamos vacinas disponíveis em farmácias. Essa seria uma forma de aumentar a cobertura e prevenir doenças.
Além disso, 2015 é o ano limite para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, do qual o Brasil é um dos signatários e fez diversos investimentos financeiros.
Independente das previsões, você se orgulha de onde chegamos, de como a saúde está em 2015? Não podemos viajar no tempo para corrigir as coisas, mas podemos hoje trabalhar para construir o futuro. E você, o que tem feito para o futurista 2030?