O ano de 2016 será promissor para as empresas na área da saúde, uma vez que, a indústria vem se adaptando ao aumento do consumismo, o foco em valor, pressão pela redução de custos, inovação tecnológica e o impacto de novos players.
O relatório anual publicado pela PwC nesta quarta-feira (09/12), lista as 10 tendências emergentes na saúde para 2016. Confira:
1. O ano das fusões e aquisições
Fusões e aquisições de grande porte provavelmente irão continuar a acontecer em 2016, com reguladores tomando parte importante no debate de como as consolidações impactam nos consumidores.
2. Redução nos preços de medicamentos
A pesquisa mostra que a indústria buscará um preço justo para os remédios no ano que vem, uma vez que os preços tiveram enorme alta neste ano.
3. Cuidado na palma da mão
Graças à tecnologia e mudanças nos incentivos financeiros, o cuidado começará a se transportar para a palma da mão dos consumidores, providenciando cuidado em qualquer lugar, a qualquer hora.
4. Dispositivos médicos despertam atenção quanto à segurança
Como as quebras de segurança vêm se tornando mais recorrentes, a atenção pela segurança de dispositivos médicos deve ser reforçada.
5. Os novos gerenciadores do dinheiro
Ao lidar com franquias cada vez maiores, os consumidores buscarão ajuda para gerenciar seus gastos com novas ferramentos e serviços desenvolvidos por players novos e antigos no mercado.
6. Saúde comportamental em primeiro plano
Profissionais e empresas da área de saúde estarão de olho em saúde comportamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e manter os pacientes saudáveis.
7. O cuidado direcionado à comunidade
À maneira que o pagamento se direciona à um modelo baseado em valor, sistemas de saúde irão agressivamente buscar condições com custos mais baixos do que antes para empregar abordagens criativas para distribuir o cuidado.
8. Novas bases de dados para melhorar o cuidado do paciente e a saúde do consumidor
Novas bases de dados e ferramentas de bases de dados irão permitir que os players da indústria analisem dados de diversas fontes de maneira diferente, finalmente possibilitando despertar insights incorporados nas inúmeras informações a serem recolhidas sobre consumidores de saúde.
9. Aposta em biossimilares
Substitutos de menor custo para medicamentos biológicos de marca. É esperado que ele apresentem um contrapeso para o aumento dos preços de medicamentos em 2016, o mesmo que aconteceu com os medicamentos genéricos.
10. O custo médico
Na jornada um cuidado baseado em valor, os sistemas de saúde buscarão calcular o verdadeiro custo de serviços, um exercício que pode revelar oportunidades para se tornar mais eficiente e melhorar o cuidado.
*Com informações da PwC Health Research Institute (HRI) em 09/12/2015.
Leia Mais: Profissionais da saúde entre os mais requisitados em 2016
O mundo em 2025: O que esperar?
Tendências em Saúde: o que sua empresa estará fazendo daqui a 10 anos?