This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Transformação digital na Saúde revoluciona diagnóstico e tratamento de câncer no NCT

By 19 de janeiro de 2017 Voz da Marca

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Se medidas efetivas não forem tomadas, a estimativa é que haverá 26 milhões de novos casos e 17 milhões de mortes por ano no mundo até 2030. Somado a isso, há mais de cem tipos da doença, que se comportam de formas diferentes e podem se espalhar rapidamente por várias regiões do corpo, quando não detectada precocemente. Ciente disso, o National Center for Tumor Diseases (NCT), na Alemanha, que realiza tratamento, pesquisa e prevenção do câncer, iniciou, em 2006, um projeto-piloto de transformação digital na Saúde com a SAP para a detecção e tratamento da enfermidade.

Sem o auxílio da tecnologia, havia um processo demorado e complexo de pesquisa em vários bancos de dados, que incluía compilação de listas de pacientes, impressão de arquivos, verificação manual de critérios para estudos clínicos e análise individual de cada arquivo de paciente para desenvolver uma terapia. Com a adoção da SAP Foundation for Health e da SAP Medical Research Insights, análises que levariam semanas para serem concluídas agora são finalizadas em apenas alguns minutos. Isso porque, é possível acessar em tempo real e com segurança todos os dados das pessoas, além de realizar uma comparação de perfis a partir de várias fontes.

Desenvolvidas sobre a plataforma SAP Hana, as tecnologias facilitam a integração dos dados dos pacientes – dos biomédicos até os de Prontuários Médicos Eletrônicos (PEP) e testes clínicos -, fornecem análise em tempo real e geram relatórios que permitem aprimorar o atendimento. Além disso, garantem uma visão holística do indivíduo, mostrando o histórico em um formato cronológico, o que permite que os médicos tenham mais tempo para o atendimento em vez de terem de lidar com muitos papéis.

Veja, a seguir, os benefícios da transformação digital na Saúde para outras áreas:

  • Pesquisadores clínicos podem filtrar e agrupar pacientes usando vários atributos, identificar potenciais pessoas para estudos clínicos com base em critérios pré-estabelecidos, realizar testes de Kaplan-Meier (usado para medir a confiabilidade de pesquisas) para avaliar a taxa de sobrevivência após o tratamento e visualizar em tempo real cronogramas de históricos clínicos individuais;
  • Profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas na área de ciências da vida podem analisar rapidamente dados do genoma, proteoma e clínicos de várias fontes para maximizar as observações médicas e o desenvolvimento de biofármacos, dispositivos e serviços voltados para a medicina personalizada;
  • Pesquisadores clínicos e profissionais de P&D contam com visualização dos resultados de fácil compreensão, o que ajuda a identificar tendências e correlações entre populações específicas de pacientes e a selecionar cortes de pessoas para encontrar potenciais candidatos para projetos de pesquisa clínica.

A transformação digital na Saúde permite a realização de uma medicina personalizada, na qual pesquisadores, instituições e médicos conseguem avaliar dados de pacientes instantaneamente e encontrar padrões em doenças e mutações genéticas.

SAP

About SAP

Leave a Reply