faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soluções de gestão hospitalar ajudam em processos de certificação

Article-Soluções de gestão hospitalar ajudam em processos de certificação

performance de serviços de saúde
Apesar de a adoção da tecnologia não ser mandatória, ONA considera primordial que informações estejam organizadas e de fácil acesso - atributo básico dos softwares

Revisar os processos e a estrutura organizacional para receber uma solução de gestão hospitalar não auxilia somente em uma administração mais efetiva - com controle rígido sobre receitas, despesas e fluxo de paciente - mas indica, também, maturidade no gerenciamento, o que apoia uma nova etapa rumo aos níveis de excelência: o processo de certificação. “A informatização ajuda na organização das informações e no fluxo de dados", contextualiza Maria Carolina Moreno, superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), detalhando que a entidade considera primordial que as informações estejam organizadas e de fácil acesso durante sua avaliação.

A forma como o conteúdo será organizado - se com ajuda de um software, ou não - é uma escolha que cabe à organização. Contudo, esse é um atributo básico das soluções de gestão hospitalar. Os sistemas eletrônicos de gestão, conhecidos pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recurso Corporativo), surgiram nos anos 1980 para integrar dados e processos de diversos departamentos de uma empresa, automatizando e armazenando as informações de negócios. Na Saúde, evoluíram para também atender a requisitos clínicos, como coletar e gerenciar dados do paciente e apoiar a decisão médica.

Mais do que soluções, um processo de certificação depende de uma mudança cultural. "Existem processos que não passam por ferramentas eletrônicas e podem contribuir para a cultura de segurança do paciente. É preciso unir o trabalho em equipe e a conscientização de todos os funcionários”, explica.

Por avaliar a gestão integrada das atividades, as certificações hospitalares incentivam o trabalho em equipe e multidisciplinar, que envolve desde os enfermeiros e médicos até os recepcionistas, auxiliares de limpeza e fornecedores. “Motivar e treinar a equipe para a busca da excelência, mostrando a importância de cada um no processo, é uma mudança cultural promovida durante o processo de acreditação”, completa Maria Carolina, da ONA

A  escolha por uma tecnologia, como uma solução de gestão hospitalar, deve ser feita após a análise de seus benefícios reais para a assistência. “É o hospital que deve identificar as suas necessidades e buscar soluções adequadas para atendê-las e alcançar os padrões de qualidade exigidos para a acreditação”, diz Maria Carolina.

Para obter as certificações hospitalares, é preciso atender aos padrões exigidos de segurança do paciente e qualidade em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e de assistência. Há três níveis de acreditações:

Nível 1: Acreditado

Instituições que atendem ao princípio de segurança em todas as áreas de atividade.

Nível 2: Acreditado Pleno

Instituições que, além de atenderem ao princípio de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena interação entre as atividades.

Nível 3: Acreditado com Excelência

Instituições que, além de atender aos critérios de segurança e gestão integrada, possuem culturas organizacionais voltadas para a melhoria contínua dos processos, com indicadores de acompanhamento e autoavaliação.

Entenda como os Sistema de Gestão Hospital pode ajudar no gerenciamento da instituição de saúde. Baixe, gratuitamente, o ebook "O que muda no seu hospital com a implantação do ERP"