faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Solução de gestão hospitalar: 3 formas de melhorar o faturamento do hospital

Article-Solução de gestão hospitalar: 3 formas de melhorar o faturamento do hospital

shutterstock_276888647
Ao permitir o registro de todos os dados de procedimento e consumo de medicamentos, é possível evitar glosas e falta de pagamentos

Os sistemas de gestão hospitalar (ERP, ou Enterprise Resource Planning) permitem ao gestor ter em mãos informações de ponta a ponta sobre seu negócio - da área logística e de atendimento, até manutenção, depósito e financeiro. Isso garante a geração de relatórios e dados abrangentes que permitem avaliar os custos de cada setor e, dessa forma, melhorar o faturamento do hospital, como explica Rogério Medeiros, professor do MBA de Gestão em Saúde do Centro Universitário São Camilo.

“Antes, com as prescrições e pedidos de exames feitos em papel, além de o faturamento demorar para ser feito, pois a área precisava reunir uma série de documentos, as informações podiam se perder, e alguns procedimentos não serem pagos”, diz Medeiros. O professor  destaque três pontos de melhora  que uma solução de gestão hospitalar tem sobre o faturamento do hospital:

  • Geração de indicadores

O ERP gera indicadores que apontam os processos a serem melhorados em termos de produtividade das equipes, permitindo uma aprofundada análise de desempenho, além dos indicadores de retrabalho, ociosidade e desperdício de tempo. Dessa forma, é possível efetuar os devidos ajustes no quadro funcional para adequar os recursos humanos às reais demandas de trabalho.

  • Prescrições e pedidos registrados

A solução de gestão hospitalar ajuda o hospital a lançar todos os  dados de procedimento e consumo de materiais e medicamentos, evitando perdas por falta de identificação dessas informações na conta médica. Isso quer dizer que todas as prescrições médicas e os pedidos de exames ficam armazenados no sistema, o que garante que nenhum procedimento fique sem pagamento, nem demore a ser faturado, já que os dados são gerados em tempo real.

  • Redução de  glosas

A maior parte das glosas acontece por erros comuns na fase pré-analítica, no agendamento e atendimento ao paciente. Com o sistema, as informações sobre os procedimentos cobertos (ou não) por um determinado plano de saúde são vistas de forma automática e em tempo real. A solicitação para exames, por exemplo, não fica parada na área de autorização e é possível saber todas as regras de coberturas dos convênios/planos e, assim, identificar qualquer possível desvio. Além disso, se um paciente precisar fazer mais de uma vez um exame e continuar com o mesmo plano de saúde, o hospital não precisará  checar novamente a autorização.

Entenda como a solução de gestão hospitalar pode ajudar no gerenciamento da instituição de saúde. Baixe, gratuitamente, o ebook "O que muda no seu hospital com a implantação do ERP"