This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inspiração: 4 vídeos do TED sobre tecnologia em saúde

By 26 de janeiro de 2017 Voz da Marca

Pode parecer que com a chegada do Hospital Digital a Saúde atingiu seu ápice de inovação. Longe disso! O Editorial Benner selecionou quatro vídeos do TED Talks sobre tecnologia em saúde que mostram que esse é apenas o começo. As apresentações, que duram cerca de 20 minutos cada e contam com legendas em vários idiomas, abordam desde a cura de doenças como a Aids, até a conectividade sob demanda entre pacientes e hospitais.

  1. A temporary tattoo that brings hospital care to the home (Uma tatuagem temporária que leva tratamento médico para sua casa)

E se os médicos pudessem monitorar os pacientes que estão em casa com a mesma precisão obtida no hospital? Todd Coleman, professor de bioengenharia da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), está pesquisando o desenvolvimento de adesivos eletrônicos flexíveis e práticos que prometem revolucionar os cuidados de saúde e tornar a medicina menos invasiva. Coleman mostra outras vantagens da tecnologia e as possíveis dificuldades de viabilizá-la, como o custo para manter um sistema de transmissão de dados 24h por dia.

  1. Could we cure HIV with lasers? (Seria possível eliminarmos o HIV com lasers?)

Atualmente, os medicamentos para HIV são apenas por via oral e, por se dissolverem e passarem em uma série de órgãos e tecidos antes de agirem o local especificado, torna-se difícil a eficácia do tratamento. Patience Mthunzi, líder do Council for Scientific and Industrial Research (Conselho para Pesquisas Científicas e Industriais), grupo de pesquisa da Pretória (África do Sul), conta seu projeto de usar lasers para levar a medicação diretamente a células infectadas. Mthunzi traça, nesse vídeo, perspectivas animadoras para o tratamento da doença, ainda sem cura ou vacinação.

  1. Ultrasound surgery — healing without cuts (Cirurgia com ultrassom: curando sem cortes)

Imagine uma cirurgia sem o uso de bisturis. Yoav Medan, principal arquiteto de sistemas da InSightec Ltd, empresa de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos na área de saúde, fala sobre uma técnica não invasiva de ressonância magnética para encontrar os locais com problemas; e de um ultrassom para tratar tecidos danificados como lesões cerebrais, fibromas uterinos e crescimento canceroso. Essas tecnologias em saúde, fruto do avanço e desenvolvimento de sistemas de imagem por meio de radiação, como raio X, ultrassom e medicina nuclear, visam a possibilitar a remoção de um tecido danificado sem comprometer outros e, melhor, sem cirurgia.

  1. Medicine’s future? There’s an app for that (O futuro da Medicina? Existe um aplicativo para isso)

O médico-cientista Daniel Kraft, diretor da Singularity University, nos Estados Unidos e da FutureMed, empresa que explora o desenvolvimento de tecnologias em saúde e seu potencial em biomedicina, faz uma projeção das inovações da medicina para os próximos anos, baseadas em novas ferramentas, testes e aplicativos. Kraft fala a respeito da interdisciplinaridade das tecnologias, que crescem de forma exponencial, afetando o futuro da saúde e do bem-estar. Para ele, o futuro da medicina está na palma das mãos e esse potencial tem se mostrado cada vez mais amplo.

Entenda como a solução de gestão hospitalar pode ajudar no gerenciamento da instituição de saúde. Baixe, gratuitamente, o ebook “O que muda no seu hospital com a implantação do ERP”

Benner

About Benner

Leave a Reply