faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão hospitalar: profissionalização requer mais do que tecnologia

Article-Gestão hospitalar: profissionalização requer mais do que tecnologia

Segmento da saúde
Hospitais em busca de respaldo técnico para atender demandas aprimoram administração e automatizam operações. Mas precisam, ainda, integrar toda sua equipe

São muitos os desafios da gestão hospitalar sob a ótica financeira: controlar estoques, lidar com a inflação médica e com a alta dos custos médicos, além de glosas, ganham uma dose de complicação graças ao desequilíbrio no prazo médio de pagamentos, em relação aos recebimentos.

Automatizar os processos, com tecnologias de gestão hospitalar, é uma alternativa àqueles que buscam uma administração mais facilitada e controlada. Contudo, não se trata de uma resolução mágica:  a simples contratação de soluções de gestão hospitalar, por si só, não é capaz de resolver questões como a morosidade na tomada de decisões e falta de precisão. “Quando uma empresa decide transformar seus processos, é preciso que seja um trabalho colaborativo. Essa transformação só trará ganhos em toda a operação se houver envolvimento coletivo”, explica Evandro Garcia,  diretor de vendas, marketing e serviços da área de Tecnologia da Informação em Saúde para a América Latina da Philips. Segundo o executivo, isso só é possível com todos os processos integrados em soluções tecnológicas que conversem entre si e depende muito do envolvimento de todos os funcionários no projeto.

As mudanças tecnológicas exigiram da Saúde uma evolução e reposicionamento que, na visão de Garcia, ainda estão em curso. “É nítido o crescimento do interesse das instituições em buscar parcerias estratégicas na área de informática clínica, com o intuito de automatizar e aprimorar seus processos operacionais e gerenciais”, afirma o executivo.

Garcia acredita que os considerados “erros de gestão” são, na verdade, um processo de transformação e aprimoramento de técnicas; em sua visão, os hospitais estão buscando uma maior profissionalização para atender às demandas, que têm mudado constantemente e exigido muito mais precisão, análise e cuidado. “Em geral, hospitais buscam a tecnologia para melhorar os resultados nos processos de receitas e controles de custos e é preciso apoiar esses líderes criando soluções que cubram suas necessidades, gerando melhoria de seus resultados”, explica.

Saiba mais sobre as mudanças nas estratégias de gestão hospitalar. Baixe gratuitamente o whitepaper: "Hospital Digital: Reduzindo riscos financeiros e melhorando atendimento ao paciente com sistemas de saúde"