This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como garantir o sucesso na implementação de um Sistema de Gestão Hospitalar

By 26 de agosto de 2016 Voz da Marca

Implementar uma solução de gestão hospitalar não representa meramente uma aquisição tecnológica, mas uma mudança no estilo da gestão, com novos processos, acompanhamento de indicadores e diferentes atribuições entre equipes.

Por se tratar de uma transformação – muitas vezes drástica – no formato de se trabalhar, é preciso seguir sete passos para garantir o sucesso da implantação, evitando ao máximo a ocorrência de erros, segundo a consultoria KMPG:

1. Transformação primeiro – A transformação vem de novas formas de se trabalhar, não da tecnologia em si. É necessário um programa de transformação apoiado pelo sistema, não o contrário.

  1. Problemas das pessoas, não da tecnologia – A maioria das questões enfrentadas na jornada de transformação digital estão relacionadas às pessoas, não à tecnologia. Superá-las requer uma liderança sofisticada e capacidades de gestão de mudanças.
  1. Desenho do sistema – A tecnologia precisa resolver problemas reconhecidos pelas pessoas que vão usar os sistemas. Isso requer uma profunda compreensão do trabalho, bem como das necessidades dos funcionários.
  1. Investimento em analytics – Os prestadores de serviços fazem investimentos significativos em sistemas digitais, mas negligenciam as possibilidades de uso das informações coletadas – por isso não conseguem ver o retorno sobre o investimento.
  1. Interações múltiplas e aprendizado contínuo – Mesmo com um design cuidadoso, pode haver necessidade de interações para o desenho final do sistema. Esse é um processo contínuo e pode durar vários ciclos até que o sistema atinja um ponto em que o investimento comece a se pagar,
  1. Apoio à interoperabilidade – A falta de habilidade de compartilhar e combinar dados de sistemas diferentes é um limitador ao atingimento dos benefícios completos da tecnologia em saúde.
  1. Governança sólida e procedimentos de segurança da informação – Compartilhamento de dados requer uma forte governança e segurança, em especial em casos de ameaça crescente de ciberataques. É essencial definir políticas para o armazenamento e compartilhamento seguro de informações.

“Descobrimos que ganhos substanciais em termos de produtividade e prognósticos são possíveis – e já foram demonstrados – para áreas específicas da TI em Saúde. Como a história de decepções e fracassos recentes mostra, porém, as tecnologias digitais não vão entregar esses resultados por si próprias”, finaliza a consultoria.

Benner

About Benner

Leave a Reply