This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

As marcas que popularizaram o conceito de nuvem

By 13 de abril de 2016 Voz da Marca

Quem possui um iPhone já se deparou com as configurações do iCloud. A ideia do serviço é oferecer ao cliente espaço extra para o armazenamento de informações. Isso entrega para o consumidor duas vantagens: aumenta a capacidade de arquivamento, evitando que o usuário use a memória do celular e permite que as informações sejam acessadas de qualquer aparelho Apple. Tudo isso é bastante vantajoso, mas alguns especialistas, assim como no caso do WhatsApp descrito nesse artigo, dizem que os níveis de segurança do iCloud são básicos e há relatos de pessoas que tiveram o histórico deletado.

O Google, por sua vez, colocou nas mãos dos usuários um serviço bastante utilizado em nuvem: o Google Drive. Ele armazena informações, permite diferentes acessos aos documentos, organiza as pastas, mostra quais arquivos foram compartilhados com os usuários e oferece parte da versão de forma gratuita. Atualmente o serviço apresenta aos usuários a escrita dos textos por reconhecimento de voz e está em constante aprimoramento.

É possível usar o conceito de nuvem na área da saúde?

O código de ética brasileiro é bastante claro: as informações do paciente devem ser confidenciais e só podem ser trocadas entre a equipe que faz parte do tratamento. Logo, não é recomendado usar serviços existentes hoje, em especial os  gratuitos, como os descritos acima. Porém, já existe uma empresa que faz serviços de nuvem segura para a área da saúde. Isso permite que os médicos recém-formados usufruam de sua conexão para trabalhar dentro do conceito de nuvem.

Laboratórios, clínicas e hospitais do primeiro mundo oferecem estrutura unificada de gerenciamento das informações. Através dela é possível, dentro de uma política de utilização que é estabelecida pela empresa com diferentes níveis de permissão, acessar histórico de paciente, resultado de exames, medicamentos receitados, notas sobre consultas e uma infinidade de informações importantes para a produtividade, tudo isso de forma segura e dentro da conformidade do CFM.

É possível unir o melhor da tecnologia com as necessidades dos médicos atuais.

Citrix

About Citrix

Leave a Reply