This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Acessar dados de paciente de maneira remota é seguro?

By 6 de abril de 2016 Voz da Marca

Hoje, é bastante comum transitar informações sobre pacientes por e-mail, WhatsApp e serviços de mensagem direta como o do Facebook. Isso se dá porque o número de usuários é grande e há, dessa maneira, a intersecção entre médicos e pacientes.

Porém, utilizar serviços sobre os quais não se tem controle, como os descritos acima, pode resultar na quebra do sigilo profissional.

Nenhum dos serviços gratuitos disponíveis são seguros o suficiente. E-mails podem ser invadidos, o WhatsApp não  troca  mensagens 100% criptografada e o Facebook detém todas as informações nele postadas. Sem contar, que são ferramentas que podem mudar a qualquer momento e não precisam da autorização do usuário para isso. Entende por que elas são tão vulneráveis?

Por conta do cenário no qual vivemos, e pelas características de uma geração de médicos que vive conectada, é preciso unir o que é eficiente, como a mobilidade, com o que é seguro, a ponto de respeitar todas as condições normativas que envolvem a nobre profissão.

Como as clínicas, laboratórios e hospitais dos Estados Unidos olham pra isso:

Soluções de mobilidade feitas especialmente para o segmento da saúde, como esta, estão em verdadeira expansão. Elas permitem uma série de atividades seguras para toda a equipe envolvida, incluindo:

  • Acessar dados clínicos e vitais dos pacientes com segurança;
  • Compartilhar informações e arquivos com colegas da mesma equipe sem ferir a ética;
  • Dar orientações para outros médicos quando se está longe do paciente dentro das normas do CFM;
  • Ter acesso ao histórico dos pacientes para tomar decisões mais embasadas;
  • Usar qualquer dispositivo, inclusive os pessoais, para acessar dados dos clientes.

Isso significa que os países de primeiro mundo estão liderando o acesso remoto e seguro na área da saúde, o que traz para a equipe coesão e acesso privado e seguro aos dados do paciente. A comunicação fica fluida, eficiente e não há perda de tempo em configuração de hardwares. Isso é dinâmico, moderno e está entre o que há de melhor na tecnologia atual.

Acessar arquivos e realizar tarefas direto na internet é o conceito macro de nuvem. Ou seja, uma vez com conexão, é possível realizar diferentes atividades não em um computador, mas em uma rede, dispensando assim a utilização de aplicativos ou programas instalados em hardwares locais.

Citrix

About Citrix

Leave a Reply