This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Wolters Kluwer entra na guerra ao Zika Vírus

By 9 de março de 2016 Você Informa

 

A divisão de saúde da Wolters Kluwer, líder global no fornecimento de informações e em soluções para os locais de atendimento na área da saúde, está auxiliando na luta contra a rápida propagação do vírus Zika, provendo acesso online gratuito aos conteúdos médicos líderes de mercado e aos recursos de apoio a decisão clínica. Relatado pela primeira vez, em 2015, no Brasil, os surtos do vírus já foram confirmados em pelo menos 34 países ou regiões.

O Zika é transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado. Outras maneiras de propagação estão também surgindo, incluindo a transmissão por meio de relação sexual com homens infectados pelo vírus. Os sintomas mais comuns, que surgem muito rápido e duram alguns dias são febre, erupção cutânea, dor nas articulações e olhos vermelhos.

Os pacientes normalmente não ficam doentes a ponto de exigir hospitalização e raramente o vírus leva a morte. Contudo, há registros de defeitos congênitos graves em bebês nascidos de mães infectadas, sendo o mais comum deles a microcefalia, que tem como principal característica a cabeça do bebê menor do que o normal. Evidências também indicam que o Zika está associado com a síndrome de Guillain-Barre, uma doença autoimune que se manifesta por meio de paralisia.

“O Zika rapidamente avançou, saindo do status de um surto em único país, para uma emergência de saúde pública de preocupação mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde”, explica Diana Nole, CEO da Wolters Kluwer Health. “Disponibilizando aos médicos o acesso complementar às nossas ferramentas intuitivas de apoio a decisão clínica e conteúdo médico confiável, a Wolters Kluwer está munindo esses profissionais com as informações que eles necessitam para diagnosticar e tratar as pessoas que são infectadas de maneira eficiente, especialmente os recém-nascidos”.

As ofertas da Wolters Kluwer Health incluem:

• Pesquisas especializadas pré-definidas no Ovid®
• No Lippincott NursingCenter®, está sendo disponibilizada uma página especial sobre o Zika e também foi desenvolvida uma ferramenta de educação ao paciente, sendo que a última delas pode ser encontrada como “Related Reading” – em português leitura relacionada.
• No Audio-Digest, está sendo disponibilizada uma palestra em áudio sobre o Zika ministrada por Amesh A. Adalja, M.D., FIDSA, FACP, FACEP, do Centro medico da Universidade de Pittsburgh, que oferece atualizações para médicos e outros profissionais da saúde com o objetivo de conhecerem todos os aspectos relacionados à infecção nesta fase de surto. A palestra e outras importantes fontes de informação podem ser acessadas aqui.
• A divisão Clinical Drug Information (CDI) também adicionou aos tópicos de educação ao paciente uma monografia sobre o vírus, de autoria de especialistas médicos do UpToDate®, assim como uma monografia sobre testes de laboratórios intitulada “Zika Virus, Moléculas e Anticorpos”. Ambas estão disponíveis por meio do Lexicomp® Online e das ofertas integradas de educação ao paciente e o Centro de Educação ao Consumidor.
• O UpToDate abriu o acesso para as informações a respeito da infecção pelo Zika Vírus e informações básicas para os pacientes sobre a infecção pelo Zika Vírus . Os tópicos estão sendo constantemente atualizados na medida em que surgem novas informações. O conteúdo adicional sobre o vírus também está disponível para assinantes.
• O recurso ProVation® , que disponibiliza um protocolo padrão de exames com base em evidências e que foi desenvolvido com base no recurso de suporte a decisão clínica UpToDate, criou conjuntos de pedidos de exames específicos para o Zika vírus que podem ser utilizados por centros de emergências como ambulatórios que atendem tanto crianças como adultos.

“Derrotar esse vírus exigirá grandes esforços de cada um dos envolvidos, incluindo médicos, enfermeiras e até mesmo os pacientes. Com as ferramentas da Wolters Kluwer e suas soluções incomparáveis baseadas em evidências, estamos confiantes que este desafio tornar-se-á um pouco menos insuperável”, ressalta Nole.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply