faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Varejo farmacêutico apresenta crescimento de 12% em maio

Article-Varejo farmacêutico apresenta crescimento de 12% em maio

stefanini-investe-em-rastreabilidade-de-medicamentos.jpg
-

Enquanto outros segmentos do comércio apresentam queda nas vendas, o mercado farmacêutico varejista continua mantendo o mesmo ritmo de crescimento nominal. Foram 12% de aumento nos últimos 12 meses (junho de 2014 a maio de 2015), em comparação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento passou de R$ 39,2 bilhões para R$ 43,9 bilhões.

O número de doses comercializadas também cresceu, passando de 123,7 bilhões para 134,4 bilhões. “Medicamentos são produtos de primeira necessidade, por isso o varejo oscila menos em momentos de retração do comércio”, afirma Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa). 

Mesmo com o crescimento nominal seguindo o mesmo ritmo dos últimos meses, o crescimento real, em que a inflação é descontada, vem diminuindo. Em maio, o IPCA (índice que determina a inflação oficial do Brasil) alcançou 8,47%. Com isso, o crescimento real do varejo farmacêutico passou para 3,51%.

A distribuição do mercado segue com alterações mínimas. Os medicamentos de referência representam 39% do total, enquanto os similares respondem por 48%. Os genéricos seguem estáveis em 13%.