This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Unimed acompanha pacientes em tratamento​ oncológico domiciliar com o 4BIO Care

By 5 de dezembro de 2014 Você Informa
São Paulo​ – ​Quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que as operadoras de saúde seriam obrigadas a oferecer medicamentos para o tratamento oncológico domiciliar, as Unimeds de Juiz de Fora e Santa Catarina foram buscar no mercado um parceiro que pudesse fazer esta distribuição com qualidade. Mas encontraram mais que isso. A 4BIO Medicamentos Especiais não só realiza todo o trabalho de logística e entrega dos remédios, como também oferece apoio e acompanhamento regular do tratamento dos pacientes.
Esse monitoramento é transformado em relatórios e análises para os planos de saúde, que podem acompanhar se o paciente está seguindo o tratamento adequadamente, se está tendo efeitos colaterais indesejáveis e se ameaça abandonar os remédios. Esse acompanhamento diminui os riscos de uma internação e aumenta as chances de cura, dando para as operadoras, além de uma melhoria na gestão dos pacientes, a possibilidade de redução de custos em longo prazo.
O analista de negociações da Unimed Federação Santa Catarina, Adilson Rogério Schmitt, explica que a 4BIO realiza todo o monitoramento dos pacientes. “Eles recebem os remédios em casa e são orientados sobre a forma correta de armazenamento, entre outras dúvidas. Nós somos avisados sobre quando o medicamento vai terminar, assim podemos iniciar o processo de autorização da nova remessa. Além disso, a 4BIO nos informa se o paciente está tendo efeitos colaterais ou se a medicação foi trocada”, explica.
Na Unimed Juiz de Fora, cerca de 70 pacientes utilizam o serviço. Já na Unimed Santa Catarina são 30, em média. “Oferecemos uma assistência de qualidade e temos recebido um feedback positivo”, destaca a supervisora da Central de Materiais e Medicamentos da Unimed Juiz de Fora, Elaine Reis.
4BIO CARE
“Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que apenas 50% dos pacientes aderem aos tratamentos, inclusive em casos oncológicos, ou após transplantes, ainda que este paciente tenha aguardado anos para receber o órgão”, ressalta o presidente da 4BIO, André Kina. Alguns dos motivos que justificam o abandono do uso da medicação são preocupações com os efeitos colaterais, impressão de que os remédios são desnecessários, dificuldade de locomoção, depressão ou até mesmo simples esquecimento.
Por isso, com a resolução normativa 338, da ANS, e com base nas melhores práticas de países de primeiro mundo e em estudos de saúde, a empresa desenvolveu o 4BIO Care. O objetivo final é ser uma ferramenta para diminuição dos custos totais das operadoras de saúde. Por isso, o 4BIO Care faz o acompanhamento completo do paciente, garantindo o controle do uso adequado de seus medicamentos, desde o momento de entrega em domicílio, até por meio do esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a medicação via telefone e, se necessário for, por meio de visitas domiciliares para aplicação do produto em todo o território nacional.
A 4BIO investiu em uma nova estrutura, sendo a primeira no Brasil a adotar esse modelo de negócio. A empresa criou uma central de relacionamento especializada, composta por profissionais que estão à disposição do paciente. Por meio de protocolos previamente definidos, os pacientes são orientados a respeito de reações adversas e dúvidas referentes ao medicamento.
Mais de 20 planos de saúde de todo o Brasil estão utilizando o serviço. As informações obtidas pelo serviço são transformadas em relatórios gerenciais, alertas de intercorrência, acompanhamento de sinistro e utilização dos produtos, lista de medicamentos dispensados, informações dos pacientes e perfil epidemiológico.
O serviço traz benefícios à qualidade de vida do paciente e também retorno financeiro para a cadeia da saúde como um todo. “Não faz sentido que a indústria farmacêutica gaste milhões com a produção de medicamentos se a adesão é baixa, gerando aumento do custo nas operadoras de saúde em longo prazo”, conclui Kina.
Sobre a 4BIO
A 4BIO é uma empresa que comercializa medicamentos especiais – de alto custo e principalmente desenvolvidos por biotecnologia – e oferece serviços de Home Care. Com crescimento de 99,4% nos últimos dois anos, tem ampliado os serviços para atender com segurança e logística desenhada para chegar a qualquer ponto do país. Pelo quinto ano consecutivo, está entre as PMEs que mais crescem no Brasil, segundo ranking da revista Exame PME, sendo a primeira colocada da área farmacêutica, em 2014.
Fundada em 2005 e sediada em São Paulo (SP), com filiais em Campinas (SP) e Palmas (TO), a empresa possui equipe especializada no atendimento a planos de saúde, hospitais, clínicas, autogestão, PBM (PharmacyBenefit Manager), médicos e pacientes. Sua estrutura conta com sistemas de refrigeração, manuseio, distribuição e transporte que atende às normas da ANVISA e os padrões internacionais. A 4BIO atua nos segmentos de angiologia, infertilidade, gastroenterologia, ginecologia, hepatologia, infectologia, oncologia, nefrologia, endocrinologia, oftalmologia, reumatologia, urologia e pediatria.
RMA Comunicação

About RMA Comunicação

Leave a Reply