faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ULTRASSONOGRAFIA SER RECONHECIDA COMO ESPECIALIDADE MÉDICA

Article-ULTRASSONOGRAFIA SER RECONHECIDA COMO ESPECIALIDADE MÉDICA

A falta de normatização da área de ultrassonografia pelo Conselho deixa pacientes vulneráveis, pois muitos médicos que a exercem não tem a formação e qualificação para atuar como ultrassonografistas e estão sem controle de uma entidade normatizadora. A ultrassonografia não é puramente um método de imagem. Ela é considerada um híbrido entre a clínica e a imagem por exigir correlação de dados clínicos para a interpretação das imagens, além de interação entre médico e paciente. Ela foi definida pelo CFM como ato médico, ou seja, só o médico pode executar e dar o parecer técnico. Para sua execução é necessário preparo do profissional quanto a técnicas e procedimentos específicos.

Por que o Conselho Brasileiro de Radiologia vetou a independência dos ultrassonografistas ?

A resposta é simples: o CBR perderia poder, pois os médicos são efetivamente mais numerosos do que os radiologistas e, o ultrassom, é o exame de imagem mais solicitado e realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Enquanto a Ultrassonografia não for especialidade reconhecida, o CBR, usando prerrogativas da especialidade mãe, pode negociar em nome dos médicos da área os acordos e sentar-se às mesas de negociações, quando estiverem sendo discutidas as tabelas de preço dos procedimentos ultrassonográficos, o que a categoria não acha justo.

A ultrassonografia sem dúvida é um dos melhores frutos do desenvolvimento científico-tecnológico das últimas três décadas e custa crer que esteja sendo tão difícil conseguir um reconhecimento tão óbvio, de tão importante especialidade. Por isso é importante tornar essa discussão pública, pois a mudança trará benefícios no atendimento ao paciente e na eficiência na aplicação e análise dos exames diagnósticos.

Perfil Dra Lucy Kerr - É formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduou-se em Ultrassonografia Diagnóstica pela Wake Forest University, como bolsista do CNPq e completou seus estudos na Thomas Jefferson University, nos EUA. É especialista em Ultrassom por duas entidades internacionais e quatro nacionais: ARDMS - American Registry of Diagnostic Medical Sonographers e FISUSAL - Federação Internacional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina; SUSEM-Sociedade Brasileira de Ultrassom em Medicina e Biologia, CBR- Colégio Brasileiro de Radiologia, AMB -Associação Médica Brasileira e SBUS- Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. É membro do Corpo docente da IBUS – International Breast Ultrasound School - por seu reconhecido trabalho na área da mama. É Presidente-Fundadora da SBUS - Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e exerceu o cargo por 3 gestões consecutivas.É diretora executiva fundadora da FISUSAL (Federação Internacional de Sociedade de Ultrassonografia da América Latina) e permaneceu no cargo de 1998 a 2011.