This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Testes Genéticos trazem recursos inovadores na área de estética e beleza

By 9 de setembro de 2014 Você Informa
fundo-press-releases-imagem-empreender-saude

Novidades analisam desde o potencial de envelhecimento precoce da pele até resposta do organismo a determinados tipos de exercícios físicos.

São Paulo, setembro de 2014 – A Medicina Personalizada, por meio dos testes genéticos, vem utilizando novos métodos de análise do genoma humano para cuidar da predisposição às doenças apresentadas pelos pacientes. Além de apoiar nos cuidados de patologias que podem levar à morte, como câncer, diabetes e hipertensão, os novos testes genéticos trazem recursos inovadores na área de estética e beleza, proporcionando que o paciente adote tratamentos cada vez mais específicos.

Estima-se que cerca de 99,5% a 99,9% do genoma humano sejam idênticos entre as pessoas. “Portanto, dentro de apenas 0,1 a 0,5% do genoma é possível encontrar variações do código genético que podem gerar alterações físicas e bioquímicas”, afirma a Dra. Regina Biasoli, coordenadora de Análises Clínicas do Alta Excelência Diagnóstica, centro de diagnósticos focado no cliente Premium. Ela explica que neste percentual mínimo podemos detectar características que levem à resistência ou à suscetibilidade a doenças.

Um exemplo é o teste Perfect Skin, voltado para a área de Dermatologia. O exame faz um mapeamento genético com objetivo de antever os principais sinais do envelhecimento da pele. “A saúde da pele não depende apenas do meio ambiente e estilo de vida, mas também da expressão de genes que contribuem para a proteção contra o envelhecimento precoce”, afirma a Dra. Regina.

A proposta do teste é realizar uma análise de 14 possíveis alterações estruturais em 10 genes, que refletem diversos fatores que podem levar ao envelhecimento precoce da pele. Entre eles, estão a propensão da pele à degradação do colágeno, a capacidade da pele em eliminar danos oxidativos ocasionados por radicais livres e tolerar poluentes ambientais, o fotoenvelhecimento, a irritação e exacerbação de processos inflamatórios cutâneos.

Um outro exame, chamado Teste de Telômeros, traça um comparativo entre a idade biológica e cronológica, revelando a associação entre o encurtamento dos telômeros (sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos), os hábitos de vida do paciente e o risco para várias doenças.

Os telômeros possuem a função de proteger e separar os cromossomos. São semelhantes à capa plástica de cadarços de sapato, que impedem que o cadarço desfie, estrague e perca sua função. “Cada vez que uma célula se divide, o telômero fica um pouco mais curto, e este encurtamento está relacionado aos hábitos adotados durante os anos. Telômeros curtos podem ser responsáveis por mudanças que associamos ao envelhecimento normal e não impedir a divisão descontrolada das células (câncer)”, diz ela. Por isso é importante medi-los e mantê-los dentro dos níveis considerados normais.

Já na área de Alimentação e Educação Física, o exame Painel Genômico de Nutrição e Resposta a Exercício. Trata-se de um exame que oferece um relatório individual e exclusivo, com informações importantes sobre o organismo de cada indivíduo e que ajudam a entender como o estilo de vida e a genética podem influenciar a saúde.

O painel consiste em um mapeamento e avaliação de 145 marcadores genéticos que possibilitam conhecer como cada pessoa metaboliza açúcares, gorduras, nutrientes e vitaminas, além de definir os exercícios mais indicados para cada perfil. Por meio do teste, o paciente descobre como seus genes influenciam a sua percepção ou desejo de alguns alimentos, como o doce e o amargo. “Por meio do Painel Genômico é possível obter informações sobre peso saudável e sua predisposição em mantê-lo”, explica a Dra. Regina.

O teste ajuda a encontrar respostas únicas para as perguntas como.

  • Qual o melhor tipo de dieta para mim?
  • Por que eu não consigo dizer “não” para certos alimentos?
  • Por que eu sinto a necessidade de comer entre as refeições?
  • Eu tenho deficiência de alguma vitamina?

Conforme ressalta a especialista, é fundamental que a solicitação e o acompanhamento sejam feitos por intermédio de um médico especializado. Desta forma, será possível tirar melhor proveito das informações apresentadas, bem como traçar o melhor caminho para uma vida mais saudável.

Sobre o Alta Excelência Diagnóstica

Uma empresa da Dasa, grupo especializado em diagnóstico e de referência no segmento de saúde brasileiro e internacional. A marca une três pilares: corpo clínico experiente, tecnologia avançada e excelência em serviços. A prioridade no Alta é o paciente.

O Alta Excelência Diagnóstica oferece um Núcleo de Assessoria Médica exclusivo com acesso direto do médico solicitante ao corpo clínico das especialidades, garantindo contato rápido e diferenciado aos especialistas. Nas unidades, além do conforto do ambiente, que vai desde o paisagismo à decoração, os pacientes têm acesso a rede Wi-fi, Ipads, revistas e outras comodidades.

Foi desenvolvida com exclusividade para a marca uma odorização antialérgica que promove um ambiente sutil e agradavelmente aromatizado. Além disso, todos os itens de rouparia, do lençol ao roupão utilizado para circular nas áreas de atendimento, são compostos por peças de algodão egípcio com 600 fios.

Por meio de um trabalho conjunto realizado por médicos, chefs e nutricionistas, o Alta Excelência Diagnóstica oferece cardápios de desjejum especiais: Clássico, Diet, Sem Glúten, Sem Lactose, Especial (para pacientes que demandam um atendimento diferenciado), Infantil e Kosher.

A marca possui certificações essenciais para o mercado: OHSAS 18001(“Occupational Health and Safety Assessment Series”), que consiste em um sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho; ISSO 14001, que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental e ISO 9001, utilizada pelas organizações para estruturar os seus sistemas de Gestão da Qualidade, além de acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela College of American Pathologists (CAP).

[hr style=”striped”]

O texto acima foi fornecido pela assessoria de imprensa da empresa citada. O Empreender Saúde não se responsabiliza pelo conteúdo apresentado. Este é de total responsabilidade da assessoria e empresa citada.

RMA Comunicação

About RMA Comunicação

Leave a Reply