faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Telemedina e Covid-19: Valid doa certificados digitais

Article-Telemedina e Covid-19: Valid doa certificados digitais

certificado-digital-porque-ter-aza2017

A regulamentação emergencial para telemedicina e prescrição eletrônica por conta da pandemia de Covid-19 mobilizou a multinacional brasileira Valid, especializada em plataformas para identificação segura de pessoas, objetos e transações, a oferecer certificados digitais em nuvem gratuitamente aos médicos com registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) em todo o país.

A iniciativa está aberta a todos os 500 mil profissionais registrados no CFM que solicitarem até 31 de maio seu certificado digital, que possui validade de um ano após emitido.

O certificado digital é a única solução que possibilita assinar o registro de informações médicas, autorizar exames e prescrever alguns tipos importantes de receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de validação de todos os dados e sem a necessidade de impressão em papel. O certificado oferecido pela Valid pode ser acessado na nuvem, ou seja, fica disponível em qualquer dispositivo, onde e quando o titular precisar, apenas com conexão à Internet.

O propósito da Valid foi criar uma jornada de acesso e uso dos certificados digitais em nuvem com a melhor experiência para os médicos, otimizando tempo e ganhando autonomia para as teleconsultas, de forma rápida, intuitiva e confiável.

Segundo Carlos Affonso D´Albuquerque, CEO da Valid , ao oferecer o produto aos médicos a companhia está contribuindo com a sociedade com o seu próprio DNA: identificando com segurança pessoas, objetos e transações. “Com o certificado, o relacionamento e todo o trânsito de documentos entre médicos, pacientes e farmacêuticos podem ser feitos de forma 100% digital e com segurança”, explica.

Como funciona

O processo para receber o certificado é muito simples e pode ser feito a partir de um cadastro na página. Depois de ter as informações validadas pelo CFM basta criar uma senha de uso do app e, em seguida, informar o número do ticket e a senha do certificado, cadastrada na etapa de validação.

“Este é um projeto que utiliza serviços digitais desenvolvidos exclusivamente para o CFM, garantindo segurança e facilidade de uso, que são essenciais para as consultas médicas, principalmente em tempos de pandemia”, destaca Affonso.