This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia em informação, com qualidade e baseada em evidências, é fundamental em tempos de Coronavírus

By 13 de abril de 2020 TI e Inovação, Você Informa

A pandemia do Coronavírus é um dos maiores – senão o maior – acontecimentos na área de saúde em anos. Cientistas e profissionais de medicina de todo mundo realizam estudos, trocam informações e realizam testes para chegar, o mais rápido possível, a uma cura e/ou a uma vacina. Uma quantidade impressionante de informação corre o mundo, muitos querendo colaborar, alguns querendo especular.

Dados apontam que o número de artigos produzidos em que aparecem o termo Coronavírus cresceram exponencialmente. Até agora já foram disponibilizados, de forma gratuita pela Elsevier, 19.500 artigos produzidos em diferentes países no Centro de Informação do Coronavírus. Surgem informações novas a todo momento e é preciso certificar que todo esse conhecimento seja seguro e possa ser usado no atendimento às pessoas infectadas.

Uma forma de fazer isso é por meio das Soluções de Apoio à Decisão Clínica, que são integradas ao prontuário eletrônico. Através do uso de tecnologia, as plataformas são estruturadas de maneira a oferecerem acesso rápido a informações relevantes que auxiliam no cuidado efetivo dos pacientes. Elas abrigam um mecanismo de pesquisa médica que, por meio de um banco de dados com conteúdos científicos, levam aos profissionais de saúde exatamente o tipo de informação que precisam para realizar o diagnóstico e o tratamento daqueles que foram infectados pela Covid-19.

Por ser uma doença com sintomas similares a outras enfermidades, o diagnóstico feito com base nas informações seguras oferecidas pelas Soluções de Apoio à Decisão Clínica colabora para que médicos e enfermeiros consigam diferenciar, através de evidências científicas, os casos de Covid-19 dos de gripes simples ou outros tipos de pneumonia. Dessa forma, o cuidado ao paciente é direcionado para o tratamento da enfermidade em questão, possibilitando a obtenção de melhores resultados.

Em um cenário em que o número de vítimas é extremamente expressivo – e que há a estimativa de que até 1 milhão de brasileiros podem morrer devido ao contágio pelo Sars-Cov-2, caso medidas de segurança pública como distanciamento social, isolamento de infectados e aplicação de testes de diagnóstico não sejam adotadas, de acordo com estudo feito por pesquisadores do Imperial College, de Londres – as soluções com informações baseadas em evidências cientificas que aceleram o atendimento e o torna mais efetivo são essenciais para que médicos e enfermeiros combatam o vírus e revertam o quadro atual, no qual há registro global, no começo do mês de abril, de mais de 65 mil mortes pela Covid-19, número que cresce a cada dia.

A tecnologia aplicada na área de saúde se mostra mais relevante do que nunca nesse momento. Se há centros de atendimento que ainda relutam quanto a sua implementação, esse é o momento de repensarem e se atentarem a capacidade de salvar vidas por meio de soluções digitais que contribuem para que o trabalho médico seja realizado de forma mais segura e efetiva.

*Por Vitor Liberatori

Releases

About Release enviado por Elsevier

assistente@dfreire.com.br