This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia como aliada dos processos e profissionais nos hospitais

By 20 de agosto de 2020 Hospital, Você Informa

A maior crise de saúde dos últimos tempos chamou atenção para a necessidade de mudanças nos centros de atendimento para a entrega de um cuidado mais seguro

Em julho, especialistas da saúde de várias regiões do Brasil e Portugal se uniram em uma plataforma digital para debater alguns dos desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe à luz. Tomando como ponto de partida a jornada de qualidade e segurança do paciente preconizada pela Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), os integrantes do Conselho de Melhores Práticas Clínicas da Elsevier apresentaram desafios internacionais a serem discutidos pelos participantes.

O evento teve a participação de profissionais de 120 instituições do Brasil e, por permitir a interação em tempo real, possibilitou o debate e a troca de conhecimento entre todos eles. Dividido em salas digitais temáticas que instigavam a discussão de assuntos relevantes para o momento atual da saúde, o Elsevier Virtual Dialogue oferecia a opção de chat, vídeo-chamada e votações ao vivo durante as palestras, assim a interação não era somente entre os participantes, mas também com os próprios palestrantes.

“A Covid-19 funcionou como uma lente de aumento aos desafios já discutidos na área da qualidade do cuidado e segurança do paciente. O que antes era melhor prática, passou a ser regra em tempos de pandemia. A velocidade de reformulação e adesão a novos processos e protocolos acompanhou a velocidade da disseminação de conhecimento baseado em evidências – e esta revolução teve impactos diferentes em hospitais com maior ou menor nível de preparação. A ideia principal do evento foi criar um ambiente de troca de experiências sobre desafios para juntos pensarmos em caminhos possíveis para soluções” explica Lais Junqueira, Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Inovação da Elsevier e mediadora do evento.

Os participantes analisaram desafios e discutiram soluções em cinco pilares – Políticas e procedimentos, Educação dos profissionais, Cuidado ao paciente, Educação do paciente e Melhoria contínua. Ao final das discussões em salas simultâneas, a sala principal abriu-se para discussão de soluções em três rotas – Pessoas, Processos e Tecnologia.

Durante as argumentações, os integrantes ressaltaram que as dificuldades trazidas pela Covid-19 tornaram clara a importância da educação continuada inter e multidisciplinar para médicos e enfermeiros, uma vez que as informações científicas estão sendo atualizadas cada vez mais rápido. Para que essa educação fique à disposição das equipes e entre no fluxo de trabalho de forma sutil e eficiente, concluíram que é indispensável o uso de tecnologia de forma a equalizar não só o nível da informação, mas também o acesso a mesma – onde e quando necessário.

O grande desafio desse processo, de acordo com os participantes, é fazer uma interface que seja natural para os médicos e enfermeiros, a fim de proporcionar uma experiência positiva e não os sobrecarregar ainda mais. “Os procedimentos, os protocolos e a educação continuada precisam ser parte integrante do fluxo do profissional. A pandemia traz uma carga de transformação muito pesada, tendo em vista a sobrecarga que os profissionais estão vivendo por conta dela. A inovação precisa ser tão boa a ponto de dar a impressão de “como eu vivi sem isso? e passar a fazer parte do fluxo naturalmente”, completa Lais.

Um outro ponto que o Elsevier Virtual Dialogue trouxe é a necessidade do setor de saúde se preparar não somente para o agora, mas para o depois. E claro, incluir pacientes e a comunicação com eles nas análises e caminhos futuros.

Estudos recentes apontam que a Covid-19 possivelmente trará impactos e sequelas para o corpo, que no futuro aumentarão o número de pacientes com necessidade de atendimento de fisioterapeutas e neurologistas, por exemplo.

A inovação tecnológica do Virtual Dialogue, que aconteceu em uma plataforma própria criada pela Elsevier, promoveu network e agregou saberes de forma dinâmica e interativa, mesmo durante o distanciamento social causado pela pandemia. “Percebemos a necessidade do mercado de debater a gestão hospitalar à luz da Covid-19 e desenvolvemos um evento que pudesse supri-la. O feedback dos participantes foi excelente, o que abre a possibilidade de fazermos outros eventos nesse formato no futuro”, finaliza Sandro Botelho, Gerente de Marketing de Clinical Solutions da Elsevier.

A Elsevier promove a troca de conhecimento através de eventos digitais em todo o mundo. Como parte dos esforços para apoiar o combate a pandemia, foi desenvolvido um hub de informações sobre a Covid-19. O COVID-19 Healthcare Hub fornece acesso gratuito a kits de ferramentas, insights de especialistas, recursos de pesquisa e diretrizes da Covid-19.

Releases

About Release enviado por Elsevier

A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa pública mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. https://www.elsevier.com