faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Solução web evita filas em hospitais públicos

Article-Solução web evita filas em hospitais públicos

fila
shutterstock
Com tecnologia de ponta, ferramenta exerce função de gestão pensante e monitoramento automático nos serviços da saúde

Uma parte fundamental dos sistemas de saúde de países como Espanha, Suécia, Noruega e Reino Unido é a reunião e integração das informações de cada paciente, em um perfil com seu histórico de saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde ainda não é capaz de integrar todas estas informações, principalmente por conta da quantidade de pacientes que utilizam o sistema diariamente. Porém, uma solução já em uso em cidades brasileiras é capaz de controlar, avaliar e auditar o fluxo administrativo, financeiro e assistencial da secretaria e dos estabelecimentos da área.

Com a premissa essencial de integrar informações e facilitar processos, o SISS (Sistema Inteligente de Serviços da Saúde) aparece como uma solução permanente para a situação em que se encontra a saúde pública do Brasil – pouca regulação de contratos, superlotação de hospitais e falta de leitos e medicamentos.

Trata-se de um sistema único no mercado, totalmente web, que pode ser hospedado nos servidores do usuário, seja ele um hospital, ambulatório, órgão administrativo da saúde ou até em um Data Center terceirizado. A partir de então, a ferramenta passa a gerenciar os estabelecimentos de atendimento de forma automatizada, produzindo relatórios constantes sobre as rotinas e procedimentos da unidade. As funcionalidades, que podem ser customizadas de acordo com as demandas existentes, auditam as solicitações de exames laboratoriais e de imagem, além de controlar o agendamento de consultas e realização de exames, impedindo pedidos duplicados. O SISS oferece também ferramentas para regular a dispensação de medicamentos e almoxarifado, indicando os materiais com a data de validade mais próxima, e efetua consultas rápidas de referências e informações no sumário clínico do paciente, auxiliando os profissionais a visualizar possíveis equívocos nas condutas anteriores. Atua, também, nas funções administrativas de RH, como manutenção de equipamentos, compras de materiais, medicamentos e centro de custos.

O sistema, comercializado pela empresa Eicon, possui aproximadamente 100 parâmetros diferentes de configuração, podendo ser adaptado de acordo com a demanda de cada usuário, atendendo diversos cenários distintos. Caso haja um panorama ainda não contemplado pelo sistema, uma melhoria é desenvolvida e automaticamente liberada para todos os outros clientes.

Em uso

Dentre as cidades que utilizam a solução, três delas se destacam por terem alcançado grandes índices de satisfação dos usuários finais, os pacientes.

Em Santo André, o SISS está presente desde 2011 na rede de saúde, e apresenta dados surpreendentes: os processos de regulação e gestão hospitalar fizeram com que a demanda por exames e consultas especificas fosse reduzida, pois o sistema impede a solicitação duplicada de exames para um mesmo paciente. Este controle também fornece agilidade no trâmite para realização dos procedimentos, pois a informação tramita em tempo real entre as Unidades e a Central de Regulação. Com a implantação do módulo de Gestão Hospitalar no Centro Hospitalar Municipal foi possível organizar a recepção de pacientes, controlar os leitos e avaliar os indicadores hospitalares gerados automaticamente pelo sistema.

Desde 2014, ano da implantação da ferramenta em Votuporanga, a cidade passou a utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em todas as suas Unidades de Saúde. A medida possibilitou ao profissional da saúde a possibilidade de realizar uma consulta completa de todo o histórico clínico do paciente, desde os medicamentos ministrados até os resultados de seus exames. Após a implantação do sistema nas Farmácias da rede, o município nunca mais apresentou perda de medicamentos por prazo de validade.

Já em Valinhos, a implantação do módulo de regulação possibilita o agendamento de consultas especializadas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, dispensando assim a utilização dos veículos que eram necessários para retirada das guias de encaminhamento, e reduzindo praticamente a zero o número de telefonemas que os colaboradores da Central de Regulação precisavam realizar para comunicar os pacientes os horários de suas consultas.

Todas estas informações podem ser controladas por uma ferramenta gerencial do sistema, denominada Sala de Situação Gerencial, que possibilita a consolidação de informações e comparativos dos resultados em diferentes períodos. A funcionalidade geralmente permanece atrelada a algum órgão administrativo, como a Secretaria da Saúde ou a própria administração municipal, pois é capaz de auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão sobre a alocação de Recursos Humanos e materiais, racionalização dos custos, disponibilidade de infraestrutura, deficiências de cada setor e redirecionamento dos novos investimentos para melhora da qualidade e do atendimento aos cidadãos.

Sobre a Eicon - Criada em 1984, a Eicon Inteligência em Controles atua como integradora de soluções de gestão para as áreas pública e privada. Com mais de 10 milhões de empresas utilizando a ferramenta e 700 colaboradores na companhia, possui em seu portfólio 20 ferramentas eficientes de gestão, que promovem a melhoria de recursos, redução de custos, padronização, controles inteligentes, monitoramento automático, auditoria e transparência.