faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

SOCESP participa, em abril, do Congresso Português de Cardiologia

Article-SOCESP participa, em abril, do Congresso Português de Cardiologia

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo participará, pela primeira vez, do XXXV Congresso Português de Cardiologia, que acontece em Albufeira, Portugal. A SOCESP promoverá, no dia 26 de abril de 2014, o curso SAVIC - Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca, ministrado pelos médicos Antonio Carlos Pereira Barretto, Daniel Ferreira, Danielle Gualandro, Manoel Fernandes Canesin e Múcio Tavares de Oliveira Jr..

O treinamento será idêntico ao que é feito no Brasil, com duração de 6 horas, entre aula conceitual e estações de treinamento prática, que contam com a utilização de manequins e materiais de simulação. Também serão realizados tutoriais com casos reais, divididos em estações de acordo com as fases de atendimento da insuficiência cardíaca (IC) durante a internação (inicial, intermediária e tardia). Além disso, os alunos participam de discussão de casos, focando o diagnóstico e tratamento, desde casos simples aos mais complexos.

Segundo o cardiologista Antonio Carlos Pereira Barretto, os participantes receberão com antecedência um livro com a metodologia didática através de algoritmos e linguagem acessível aos profissionais de diferentes níveis. “O livro foi desenvolvido a quatro mãos – brasileiros e portugueses – inclusive com capítulos escritos apenas por portugueses. Ao final do livro, os participantes encontrarão um léxico de duas páginas com um dicionário adaptado para o português de Portugal”, conta Pereira Barretto.

O SAVIC foi idealizado não para ensinar a tratar, mas para rever conceitos e treinar uma atitude padronizada de atendimento, que lhe será útil na imensa maioria dos casos. “A ideia é sistematizar, através do exame clínico do paciente, identificar situações e orientar o tratamento a partir da definição do quadro”, conclui o especialista.

Em todo o mundo, a mortalidade intra-hospitalar e o custo de internação são significativos. Boa parte disso se deve à diversidade de condutas e a falta de padronização dos procedimentos. Por isso, sistematizar procedimentos é uma das formas mais eficazes de melhorar o manuseio de uma doença e este é o objetivo deste curso.