faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistema Avançado de Informações de Saúde pode ser alternativa para controlar epidemias

Article-Sistema Avançado de Informações de Saúde pode ser alternativa para controlar epidemias

O número de pessoas infectadas pela dengue cresceu cerca de 400% no Sul e no Sudeste em 2010, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A maior dificuldade nessas situações é prever uma epidemia como a dengue com antecedência suficiente para o governo poder agir. Normalmente, assim que o médico diagnostica o paciente, é preenchido um formulário e enviado à Secretaria da Saúde que arquiva o documento. Quando é detectada a epidemia, a população é alertada. O problema é que frequentemente o formulário pode ser perdido ou rasurado. Outros Estados têm adquirido ferramentas que possam permitir um controle real de epidemias, como por exemplo o SAIS, Sistema Avançado de Informações de Saúde.

Englobando um estudo completo da qualidade do acesso à saúde da população na cidade, o SAIS permite analisar a incidência de doenças em cada região, a formação dos médicos, a distribuição de instituições de saúde, entre outras funções. A ALERT Brasil, fornecedora de sistema de informatização de gestão clínica hospitalar, participa de vários projetos de gestão de saúde com o software ALERT® SAIS. O software é responsável pela coleta e organização dos dados clínicos das instituições de cada cidade, como por exemplo, acompanhamento dos planos de saúde, histórico dos pacientes, e muitas outras funções. Além de possibilidades quase nulas de erros de diagnóstico de epidemias, a ferramenta SAIS permite que a detecção seja feita precocemente, facilitando as ações para controlá-las.