This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Setor de Dispositivos Médicos desacelera no primeiro trimestre

By 22 de julho de 2019 Mercado, Você Informa

Crescimento foi de 0,5%, com alta de 9,9% na produção doméstica e recuo de 5,7% nas importações

O Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS – revela que o setor de Dispositivos Médicos cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2019, comparado a igual período do ano passado. O número positivo é resultado, principalmente, da produção doméstica, que teve alta de 9,9%. Já as importações recuaram 5,7%, com um total de US$ 1,3 bilhão em negócios. No acumulado de 12 meses, o setor apresenta alta de 14,2% nas importações e 7,9% nas exportações.

“Apesar da desaceleração no crescimento, os resultados são satisfatórios, diante da realidade econômica do país e queda acumulada de 0,7% na produção industrial brasileira, nos três primeiros meses do ano, comparado com o quarto trimestre de 2018”, afirma o diretor-executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes. “A alta no número de novos hospitais e serviços de diagnóstico explica o crescimento. Entre janeiro e março deste ano, foram abertos 280 novos estabelecimentos dedicados à atividade de complementação de serviços de diagnóstico e terapia e 44 hospitais”, analisa.

Em 2019, foram abertas 1850 vagas nas atividades industriais e comerciais do setor de Dispositivos Médicos, totalizando o contingente de 140.790 trabalhadores no setor, número que não inclui os empregados em serviços de complementação diagnóstica e terapêutica. Entre os segmentos, destaca-se a criação de 917 postos de trabalho na ‘Indústria de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos’.
“Estamos apostando em um segundo semestre melhor, com investimentos no setor. Há indícios de crescimento em fusões e aquisições em diversas áreas, inclusive na Saúde. Em 2018, foram 43 fusões e aquisições no segmento, 10 a mais que em 2017. Esta é uma tendência”, avalia José Márcio Cerqueira Gomes.

O Boletim ABIIS é desenvolvido pela Websetorial Consultoria Econômica.

Sobre a ABIIS

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS nasceu em 2011, da união das entidades Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED, Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI e Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL; interessadas em produzir e difundir conhecimento e propostas ligados ao ambiente social, econômico e normativo próprio para o florescimento da inovação em Saúde no Brasil. Com o apoio da Advanced Medical Technology Association – AdvaMed, a ABIIS é formuladora de propostas para aprimoramento de políticas públicas em saúde de uma maneira ampla e sustentável para o Estado e a sociedade. A ABIIS trabalha com foco em cinco pilares: Incorporação Racional de Tecnologias, Ambiente de Negócios Ético, Redução dos Custos da Saúde no Brasil, Aprimoramento Institucional dos Reguladores e Regulação Inteligente.

Releases

About Release enviado por Vanessa Brauer

Jornalista - assessora de imprensa

Leave a Reply