faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Serviços aeromédicos têm espaço para crescer

Article-Serviços aeromédicos têm espaço para crescer

shutterstock_462975658
Uma unidade aeromédica pode ser instalada diretamente no fabricante ou em oficinas especializadas, conhecidas como completion centers.

As transferências de pacientes entre localidades distantes contam cada vez mais com serviços aeromédicos especializados. O próprio SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) dispõe de unidades para atender, por exemplo, a população da região da Amazônia. Esse serviço também é cada vez mais solicitado para demandas de translado de pacientes de um estado para outro e representa uma área promissora no mercado brasileiro, principalmente pelas dimensões continentais do país.

“O transporte de órgãos, por exemplo, já conta com um sistema eficaz implantado para atender a demanda do sistema público. Mas, quando se compara com a operação nos Estados Unidos ou na Europa, entendemos que há espaço para o crescimento e para outros serviços”, aponta Shailon Ian, engenheiro aeronáutico e sócio presidente da Vinci Aeronáutica.

Para atender essa demanda, aviões ou helicópteros são adaptados e seguem critérios estabelecidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “Em países com maior tradição nesses serviços, já ocorreu a consolidação do mercado, com a criação de grandes operadores nacionais. Nada impede do mesmo acontecer no Brasil”, explica Shailon. Segundo ele, a tripulação e a manutenção também seguem regras estabelecidas pela agência brasileira.

Uma unidade aeromédica pode ser instalada diretamente no fabricante ou em oficinas especializadas, conhecidas como completion centers. “Alguns fabricantes possuem, dentro do seu grupo, completion centers separados das fábricas, e, no momento de uma compra, emitem cotações distintas para a aeronave green, ou seja, sem nenhuma personalização de interior, pintura, ou equipamentos, e para a customização realizada na oficina, deixando claro a participação de cada um dos serviços no investimento total sendo considerado”, explica Shailon. Esses dados são importantes para o futuro destino da aeronave. Caso o proprietário queira comercializa-la no futuro, essas informações influenciarão no preço de jatos e helicópteros.

Sobre a Vinci Aeronáutica

Criada para prestar consultoria em aviação, Vinci Aeronáutica assessora seus clientes na operação, manutenção e segurança operacional de suas aeronaves com uma proposta única de atendimento exclusivo. A empresa conta com a experiência combinada de mais de 16 anos de seus sócios no mercado de aviação, e oferece aos seus clientes uma abordagem consultiva com uma solução única para cada cliente. Confira o site da empresa: www.vinciaero.com.