This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Sepaco brinda seus 59 anos

By 2 de outubro de 2015 Você Informa

O Sepaco comemorou no último dia 20 de setembro a chegada dos seus 59 anos de tradição. A longa trajetória da instituição, que nasceu em 1956 com o compromisso de suprir as deficiências de assistência médica e hospitalar aos funcionários do setor papeleiro, bem como de seus dependentes, traz grandes conquistas para a história da medicina.

O sucesso do Sepaco no parto dos Quíntuplos, conhecido nacionalmente, é um marco e um orgulho para o hospital, que com toda uma estrutura previamente planejada, realizou no dia 13 de abril deste ano o parto de alto risco destes cinco bebês, que nasceram a partir das 10h55, sendo que o último já tinha saído às 10h58.

Outra conquista foi o anuncio do Ministério da Saúde, em conjunto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Israelita Albert Einstein, sobre as instituições selecionadas para participar do projeto-piloto “Parto Adequado”. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), escolheu como um dos participantes o Hospital Sepaco.

“Este último ano também foi marcado pela conquista da acreditação ONA. Em dezembro de 2014 o Sepaco recebeu o título de Acreditado da Organização Nacional de Acreditação, fato que assegura a qualidade e segurança da instituição”, considera Rafael Parri, Superintendente Geral do Sepaco.

No túnel do tempo

O sistema Sepaco de Saúde é uma instituição filantrópica criada em 20 de setembro de 1956. O compromisso inicial era suprir as deficiências de assistência médica e hospitalar dos funcionários do setor papeleiro, bem como de seus dependentes. Pouco depois, em 1962, o Sepaco recebeu reconhecimento do Governo Estadual com o título de “Entidade de Utilidade Pública do Estado de São Paulo”.

Em 1976, o Sepaco comprou um terreno na Rua Vergueiro para a construção de um hospital. O projeto original previa 10 leitos de UTI e 200 leitos, além de um Pronto Atendimento e um ambulatório. Três anos depois, em 1979, o hospital da instituição foi inaugurado em São Paulo e a partir de então a preocupação com a infecção hospitalar serviu de referência a importantes hospitais do país. Os trabalhos com foco na busca ativa, realizados no instituição, serviram de base para a criação da Política de Controle de Infecção Hospitalar adotada hoje pelo Ministério da Saúde para todos os hospitais brasileiros.

Essa atenção e pioneirismo no controle da infecção hospitalar fez com que o Instituto do Coração – Incor, procurasse o Sepaco para ser sua extensão na realização de cirurgias, centralizando 25% dos procedimentos do Incor. Essa parceria durou até o ano 2000, quando o Incor foi ampliado.

Em 2005, o Sepaco começa a trabalhar o conceito de duas unidades de negócios separadas (Autogestão e Hospital), sendo a primeira responsável pela gestão da carteira do sistema papeleiro tendo o Hospital com prestador de serviço, bem como às demais operadoras e serviços particulares. No ano seguinte, dentro de sua vocação original, realizou acordo com a prefeitura de São Paulo para prestar atendimento gratuito de fisioterapia em cinco postos da cidade.

Dois anos depois, em 2008, o Sepaco consolida a proposta de atuação em duas unidades de negócio e passa a ser um Sistema Integrado de Saúde. No mesmo ano, a instituição concluiu a construção de mais 22 apartamentos, ampliou e revitalizou o seu centro cirúrgico e também adquiriu equipamentos de hemodinâmica e tomografia, serviços que antes eram terceirizados.

Em 2010, a organização inaugurou o Hospital Dia Sepaco, localizado no Jardim Paulista. A unidade possui uma área de cerca de 400m2 e disponibiliza atendimento especializado em cirurgias de pequeno e médio porte nas mais diversas especialidades. As cirurgias realizadas no Hospital Dia possibilitam ao paciente internação e alta hospitalar no mesmo dia. Em 2011, foi criado o Centro de Oncologia em parceria com o Centro de Combate ao Câncer (CCC). A entidade assumiu naquele mesmo ano a administração do Hospital da Cia. Suzano em Mucuri (BA).

Em maio de 2012, inaugurou o novo ambulatório da Vila Mariana, permitindo melhor atendimento e mais conforto aos clientes da instituição. Em 2014, o Hospital Sepaco adquiriu um aparelho de Ressonância Magnética, um dos métodos mais avançados em diagnósticos por imagem da atualidade.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply