faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde é direito de todas as mulheres

Article-Saúde é direito de todas as mulheres

No mês em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, os holofotes da mídia estão voltados para as conquistas do público feminino ao longo dos anos, as lutas e batalhas para alcançarem os direitos. Todavia, o que muitas vezes fica esquecido é o direito que elas têm em relação à saúde.

“É preciso lembrar que as mulheres têm direito ao planejamento familiar, exames de: pré-natal, pré-nupcial, prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama, com orientação do autoexame das mamas, Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS”, é o que orienta o ginecologista e diretor técnico do Hospital e Maternidade MadreCor de Uberlândia, Adrianos Loverdos.

No Brasil, vários órgãos públicos desenvolvem programas que favorecem a mulher no quesito saúde. Mas é importante que ela tenha a consciência de que é necessário estar atenta à freqüência com que procura o médico. “Muitas vezes, a prevenção evita doenças graves e faz com que a pessoa tenha uma melhor qualidade de vida”, alerta o médico.

Segundo Loverdos, a cada seis meses é importante que a mulher procure o ginecologista e realize exames preventivos. “No Brasil, temos registrado um índice alto de mulheres, principalmente acima dos 40 anos, infectadas pelo vírus da AIDS. Sem falar na incidência de câncer no colo do útero e das mamas. Muitas vezes por falta de orientação e prevenção. A mulher deve ter uma atenção maior com a saúde”, aconselha.