faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

São Paulo recebe curso de capacitação em atendimento de AVC

Article-São Paulo recebe curso de capacitação em atendimento de AVC

Acontece em São Paulo, no próximo dia 8 de maio, o programa Pacto AVC, que capacita profissionais de saúde e equipes interdisciplinares para organização e eficácia do atendimento emergencial ao paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral. A iniciativa visa promover atendimento fundamental de emergência para o tipo mais comum de AVC - 85% dos casos pertencem ao tipo isquêmico – e, assim, contribuir com a diminuição de riscos de sequelas e óbitos.

“Em 2010 o Pacto AVC estará em outras cidades do Brasil para capacitar profissionais de saúde quanto ao atendimento emergencial. Boa parte das mortes relacionadas ao AVC poderia ser evitada se houvesse um melhor conhecimento sobre o tratamento da doença”, explica a neurologista Sheila Martins.

Estima-se que, do total de pessoas que sofrem um AVC, cerca de 5% a 10% podem contar com o benefício do tratamento. Porém, esse número pode aumentar com a conscientização da população para que os sintomas e sinais da doença sejam reconhecidos e o auxílio seja solicitado rapidamente, e também com o treinamento dos profissionais da área de saúde.

O Protocolo de Tratamento Emergencial ao AVC inclui a administração do medicamento alteplase (rtPA). Quando administrado no intervalo de zero a quatro horas e meia do início dos sintomas, o medicamento aumenta as chances de uma recuperação completa, sem sequelas como incapacidade de fala, locomoção, distúrbios de memória e raciocínio.