faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora adota solução de apoio à decisão médica

Article-Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora adota solução de apoio à decisão médica

São Paulo, 17 de dezembro de 2014 - Motivada pela necessidade contínua de adequação à medicina contemporânea e suas exigências e, mais do que isso, buscando melhorias nas práticas assistenciais e de ensino, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora adotou a solução para suporte a decisõesmédicas UpToDate®, desenvolvido pela Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde.  Mesmo pouco tempo após a implementação, oUpToDate®, sistema de conhecimento médico criado por médicos e baseado em evidências, tem sido muito importante na rotina da instituição, que além de prestar assistência médica de alta complexidade, também dedica-se ao ensino.  

"Desde o desenvolvimento de protocolos clínicos até melhores respostas à beira do leito, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é totalmente comprometida em oferecer cuidados da mais alta qualidade, disponibilizando aos médicos recomendações e informações clínicas baseadas em evidências atualizadas", explica Denise Basow, MD, vice-presidente e gerente geral do UpToDate em Wolters Kluwer Health, Clinical Solutions. "O papel do UpToDate em seu  programa de residência médica realmente afirma a promessa do futuro dos cuidados de saúde no hospital Santa Casa, em Juiz de Fora e em todo o Brasil".

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora consiste em uma instituição filantrópica, com aproximadamente 500 leitos de diversas especialidades, que mantém em seu corpo clínico cerca de 750 médicos cadastrados e 40 residentes.  Levando em consideração a abrangência macro regional e a recente caracterização formal como hospital de ensino pelo MEC - MSaúde, a implantação de um recurso como o UptoDate permitiu à instituição a construção de um sólido alicerce para a estrutura do hospital, com base teórica para diversos fins, como, por exemplo, a residência médica.

Segundo Sergio Pontes, coordenador da residência de clínica médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, as possibilidade de contribuição da ferramenta da Wolters Kluwer para o aprendizado são de grande relevância, principalmente por fornecer suporte teórico para a concepção e atualização dos protocolos clínicos da instituição.  “O UpToDate representa uma oportunidade real dos residentes estudarem temas teóricos atualizados, com referências de confiança, dentro do próprio ambiente de trabalho. Permite a junção da atividade prática com um forte alicerce teórico, incrementando as atividades de ensino da instituição”, ressalta.

Da teoria à prática

A adoção da ferramenta tem aumentado cada vez mais ao mesmo tempo em que os benefícios começam a ser perceptíveis. Embora todo o corpo clínico empregue a ferramenta em suas atividades diárias, os médicos residentes das mais diversas especialidades, como ortopedia, cardiologia, endocrinologia, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, nefrologia, entre outras, são os que fazem uso mais fortemente da ferramenta. O acesso ocorre não só a informações teóricas, ensaios clínicos e apresentação de casos, mas também às discussões relacionadas a casos clínicos já registrados.

De acordo com Pontes, já é percebida uma ampla utilização da solução da Wolters Kluwer nas atividades de estudos teóricos, condutas de prática em urgência e emergência para auxiliar aos plantonistas e como fonte de embasamento científico para criação de protocolos clínicos institucionais. A ferramenta serve de embasamento para a elaboração de aulas, trabalhos e como referência para a realização de monografias. Além disso, a Santa Casa realiza sessões semanais de estudo de casos mais raros, no qual a solução é utilizada como apoio.

Um exemplo importante foi a participação que o UptoDate teve no diagnóstico de um caso de calcifilaxia, doença muito rara e de difícil identificação. A solução contribuiu de forma significativa para a pesquisa teórica da síndrome, das formas como investigar, das relações com outras doenças. Ou seja, ajudou a elucidar o caso ao orientar a solicitação dos exames corretos para chegar a um diagnóstico definitivo.

O UptoDate também tem beneficiado sobremaneira a rotina dos residentes, quando estes fazem plantões e atendem pacientes graves. A solução é de grande utilidade para consultas rápidas de doses e posologias de medicações, que muitas vezes precisam ser prescritas em situações de emergência pelos plantonistas. Isso é possível por disponibilizar informações técnicas atualizadas sobre as drogas, por exemplo.

“A ferramenta não somente agiliza a atitude, bem como torna mais acertada e qualificada a conduta do profissional. Em meu trabalho no hospital, onde também exerço atividades como clínico e cardiologista, enxergo a utilidade em plantões de pronto atendimento, enfermaria, unidades coronariana e terapia intensiva”, enfatiza Pontes.

No atendimento geral da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, os médicos hospitalistas fazem a checagem (triagem) dos pacientes, principalmente os que estão internados, antes de serem direcionados a um especialista, com base no UptoDate. Desta forma, outro ponto importante para a instituição é a possibilidade de reduzir os períodos de internações e a mortalidade e ainda melhorar o desempenho em comparação às demais instituições que não dispõem deste recurso.

“Somos Hospital de Ensino, certificados pela ISO 9001 e acreditados pela ONA. O acesso ao UpToDate possibilita que cresçamos ainda mais, embasados em conhecimento atualizado e atendimento de qualidade”, ressalta Dr. Renato Villela Loures,  presidente da Santa Casa de Misericórdia de Huiz de Fora.

Informações atualizadas e assertividade no atendimento

O  UptoDate é abrangente e atualizado, integrando todo o hospital do ponto de vista da homogeneização de condutas. Além de padronizar condutas com base, a sua maior vantagem é a de trazer evidências científicas atualizadas, de fácil acesso. A ferramenta configura uma fonte de referência para pesquisa rápida de algoritmos, protocolos, síndromes emergenciais, prescrições e posologia de medicamentos, diluições, entre outras. As recomendações são apresentadas de maneira rápida e fácil, à beira do leito, no consultório ou em casa. O sistema é intuitivo e seu manuseio é simples. Baseado em tópicos, é fácil de ser guiado a partir dos critérios de buscas, que podem ser colocados em português. Os usuários precisam somente ter a habilidade de selecionar bons critérios de busca para a dúvida clínica, o que é uma peça chave de todo o sistema.

O processo de instalação também é simplificado e acontece de um dia para o outro. O UptoDate é implementado em computadores com acesso a internet, sem a necessidade de modificações de software ou hardware, pois a liberação ocorre através do acesso de IP na internet.

Sobre a Wolters Kluwer Health

A Wolters Kluwer Health é uma fornecedora líder mundial de informações, inteligência empresarial e soluções para o local de atendimento para o setor da saúde. Atendendo mais de 150 países em todo o mundo, os médicos confiam nas ferramentas de informações e soluções de software líderes de mercado da Wolters Kluwer Health durante toda a sua carreira profissional, desde a formação até a prática. Entre as principais marcas estão: Health Language®, Lexicomp®, Lippincott Williams &Wilkins, Medicom®, Medi-Span®, Medknow,  Ovid®, Pharmacy OneSource®, ProVation® Medical eUpToDate®.

A Wolters Kluwer Health faz parte da  Wolters Kluwer, empresa global líder de mercado em serviços deinformação. A Wolters Kluwer apresentou uma receita anual em 2013 de 3,6 bilhões de euros (4,7bilhões de dólares), emprega aproximadamente 19 mil pessoas ao redor do mundo e atua em mais de40 países na Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina. Siga-nos no Twitter (oficial):@WKHealth.