faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sanofi ganha agilidade nos processos com serviços de TI da Resource

Article-Sanofi ganha agilidade nos processos com serviços de TI da Resource

Estruturacao-de-base-de-Dados-e-Linguagem-SQL

A Resource, tech partner focada na entrega de transformação digital, modernizou os sistemas de gestão de garantia e controle de qualidade da operação brasileira da Sanofi, o que rendeu muitos ganhos à biofarmacêutica francesa com atuação global. Foram implementados dois projetos dedicados à otimização dos processos de garantia e controle de qualidade da companhia no País: o primeiro para o gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS), com funcionalidades avançadas aos módulos de Administração da Qualidade (QM) e Manutenção Industrial (PM); e o segundo voltado à Solução de EPI (Eletronical Process Instruction), por meio das ferramentas de Folhas PI do Módulo PP-PI.

“A implementação adequada e plenamente ajustada dos módulos SAP permitiu otimizar o fluxo de informações dos processos de produção e qualidade, tanto para os analistas de laboratórios de análises quanto para os gestores de operação, para o controle e a garantia de qualidade, simplificando os procedimentos operacionais e acelerando o tempo de liberação dos produtos”, diz Norton Miasake, Gerente de Serviços da Resource. “Antes, várias informações eram registradas em planilhas e logbooks, o que implicava em riscos à segurança das informações, duplicação de atividades e falta de integração entre os departamentos”.

Soluções customizadas

No pré-projeto LIMS, a companhia identificou o módulo Quality Manager (QM) como a melhor solução a ser aplicada nos processos da Sanofi. “Havia uma determinação da matriz para utilizar outro sistema de gerenciamento de informações laboratoriais. Com o auxílio da Resource, por meio do mapeamento de processos e comparações das soluções, provamos que o SAP QM traria mais benefícios, e ainda seria uma solução de implementação mais rápida e de menor custo”, afirma Tércio Ghizellini Jr, Gerente de Sistemas de Informação da Sanofi Brasil.

A Resource realizou a completa implementação do LIMS em cerca de oito meses, o que representa metade do tempo que se levaria com a outra solução. A partir dos requisitos levantados junto ao cliente, foram executadas funcionalidades e, eventualmente, desenvolvidas soluções customizadas alinhadas com a necessidade interna das equipes. A iniciativa também contemplou o levantamento de toda a documentação dos processos e ações a serem gerenciadas, detalhamento de toda a solução técnica, testes e validação de sistema para atendimento às agências reguladoras (ANVISA e FDA).

Já o Projeto EPI foi realizado em apenas quatro meses e idealizado com o intuito de acelerar os registros de informações dos processos produtivos, diminuir a circulação de informações em papel e agilizar o processo de liberação de produto. “Atualmente, a solução é utilizada em várias filiais da Sanofi, em diferentes países”, afirma o gerente.

Agilidade e segurança

As funcionalidades das Folhas PI foram aplicadas em uma linha de produção piloto, em esforço conjunto entre Sanofi e Resource. “Com isso, a empresa pode ganhar em agilidade, inteligência e segurança, reduzindo o consumo de tempo em atividades operacionais e possibilitando a rastreabilidade das informações em uma única base de dados”, afirma Ghizellini. Para cumprir à risca as determinações exigidas pelas agências reguladoras, os documentos, relatórios e certificados foram submetidos a um severo processo de validação e devidamente aprovados.

Segundo Miasake, além dos processos diretamente relacionados à liberação de produtos, também foram contemplados a gestão de equipamentos de laboratórios, estudo de estabilidade, monitoramentos ambiental e de água, dentre outros. Os ganhos com a implantação dos projetos foram variados, e incluíram o aumento da segurança e da sustentabilidade da operação. O projeto possibilitou ainda a redução de custos, como a economia de 1,5 tonelada de papel impresso por ano e aumentou a produtividade dos analistas de qualidade nos laboratórios.

“Treinamos e orientamos todos os principais líderes da empresa e, hoje, seguimos apoiando a Sanofi, em busca de melhorias contínuas e atualizações pontuais. Isso mostra a força da parceria e nosso compromisso em ajudar a manter a eficácia da solução, mesmo diante das transformações que o ambiente possa ter”.