This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Ressecção Linfonodal sem esvaziamento axilar: Estudo confirma conduta

By 6 de junho de 2016 Você Informa

Atualização do estudo ACOSOG Z0011, fase 3, reafirma mudança de conduta no tratamento de pacientes com câncer de mama com nódulo sentinela positivo. A investigação comandada pelo Dr. Armando E. Giuliano, do John Wayne Cancer Institute (Califórnia), evidenciou que pacientes com doença T1-2 N0 M0 com linfonodo sentinela positivo tratadas com cirurgia conservadora, irradiação da mama e terapia adjuvante apresentaram resultados semelhantes às submetidas a esvaziamento axilar.

AC-7876“Os resultados apresentados correspondem a follow up de 10 anos dos grupos formados por 446 mulheres submetidas a biópsia do linfonodo sentinela seguida de radioterapia e 446 a esvaziamento axilar”, esclarece Dr. João Nunes, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro). Ambos os grupos são similares em idade, score Bloom-Richardson, status do receptor de estrogênio, terapia adjuvante sistêmica, além de tamanho, tipo e estadiamento do tumor.

A sobrevida livre de progressão e a sobrevida global em 10 anos foram semelhantes no grupo submetido apenas à ressecção do linfonodo sentinela e naquele submetido ao esvaziamento axilar independente de ter sido realizada quimioterapia ou tratamento adjuvante hormonal. “A taxa de recorrência local também foi semelhante, o que era uma grande preocupação da comunidade médica (3,8% no grupo do linfonodo sentinela e 5,6% no grupo do esvaziamento axilar)”, conclui Dr. João.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply