This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Real Hospital Português triplica capacidade de atendimento com sistemas integrados de gestão hospitalar

By 26 de abril de 2016 Você Informa

Para otimizar o fluxo e os processos de trabalho, integrar plenamente todos os setores e otimizar o atendimento ao paciente, o Real Hospital Português adotou o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon. Com 800 leitos, oito UTIs e quatro blocos cirúrgicos, o Hospital necessitava de uma solução capaz de gerenciar e interligar todas as etapas do atendimento. A solução da Pixeon otimizou o fluxo de toda a instituição, triplicando a capacidade de atendimento da emergência geral desde a instalação do sistema HIS.

A emergência, porta de entrada da maior parte dos pacientes da instituição, ganhou maior eficiência com o gerenciamento do sistema, o que facilita no momento de realizar procedimentos emergenciais. “A capacidade de atender mais pessoas com maior qualidade, eficiência e menor tempo só foi possível com o uso do sistema”, explica Ademir Novais, Gerente de TI do Real Hospital Português.

Além de centenas de leitos ativos, com uma taxa de ocupação que gira em torno de 80%, o Real Hospital Português possui 5 mil colaboradores, faz mais de 20 mil atendimentos e realiza 220 mil exames laboratoriais e 24 mil exames de imagem, e atingiu, no último ano, mais de três milhões de atendimentos no total via HIS. As informações que um hospital deste porte gera são variadas e complexas, e podem ser fonte de big data para diversos índices da instituição.

Com este perfil, o principal benefício que o hospital pode ter com o uso do SmartHealth é simplificar os dados e a quantidade de informações, tornando sua leitura mais acessível, coerente e eficaz. “Não seria viável gerir um hospital deste porte sem uma ferramenta que ajudasse a tomar decisões estratégicas na operação”, diz o vice-provedor Alberto Ferreira da Costa Junior. O HIS entrega relatórios e indicadores que auxiliam no planejamento estratégico e na criação de planos para cada um dos serviços oferecidos pelo hospital.

Além de facilitar a medição de indicadores, o HIS auxilia na eficiência operacional. Sua interface é de fácil manuseio e perpassa os mais diferentes setores do hospital, tais como: laboratório, exames de imagem, UTI e centro cirúrgico. Todos eles têm uma interface única para trocar informações e fazer, por exemplo, um controle em tempo real de prescrição de medicação, liberação da farmácia, chegada da medicação e aplicação no paciente.

O monitoramento integrado, completo e em tempo real destas atividades beneficia o paciente em vários âmbitos. Ele não só vai ser atendido mais rapidamente, devido ao controle integrado do fluxo de trabalho do hospital, como também terá maior segurança e tranquilidade, pois seus dados estão melhor ordenados em seu prontuário, que agora é eletrônico (PEP). Com o PEP, a tomada de decisão do médico é mais bem embasada pelo fato do profissional ter acesso integral as informações do histórico do paciente.

A redução de glosa é outro benefício que o sistema proporciona para a instituição. Com a solução, cerca de 1,6 mil computadores estão interligados ao HIS para gerar prontuários eletrônicos, o que facilita a comunicação com planos de saúde, auxilia na troca de informações e garante o preenchimento completo de informações que os convênios precisam para pagar ao hospital, tornando o faturamento mais eficiente.

Com mais de 160 anos de história, o hospital possui um serviço consolidado na região nordeste do país e opta por unir tradicionalismo e avanços tecnológicos. “Evoluímos muito e a passos largos em tecnologia, crescemos exponencialmente a capacidade de atendimento do hospital, sempre nos inspirando e procurando nos igualar aos melhores do mundo. Novas tecnologias, extremamente importantes para a área da saúde, são lançadas quase que diariamente, e é necessário ao hospital acompanhar a inovação destes últimos anos”, diz Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português.

“Temos 900 médicos utilizando o sistema e sabemos que os profissionais têm consciência do aumento da produtividade conforme aprendem a utilizar melhor o sistema. É um processo continuo de crescimento de uso que gera maior eficiência”, salienta o vice-provedor Alberto Junior, que também mostra a satisfação do Real Hospital Português com a parceria realizada desde a implantação do sistema. “Buscamos trabalhar com bons parceiros, com vasta experiência no setor, para cada situação e cada tipo de trabalho que o hospital realiza. Estamos muito satisfeitos e a parceria com a Pixeon tende a gerar outros bons frutos”, finaliza.

Sobre a Pixeon (www.pixeon.com.br)

A Pixeon é uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de soluções hospitalares, de medicina diagnóstica e laboratorial, responsável pelos sistemas HIS, PACS, RIS e LIS, utilizados em hospitais, clínicas, centros de diagnóstico e laboratórios, em todo o país. A empresa possui unidades em Florianópolis (SC),  São Bernardo do Campo (SP) e Salvador (BA), com escritórios distribuídos pelo Brasil. No total, mais de 1500 clientes utilizam os sistemas da Pixeon. De forma integrada, a empresa oferece uma solução completa, nacional e adaptada à realidade de estabelecimentos de saúde de todos os portes.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply