faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

RCS Med adquire participação em empresa alemã

Article-RCS Med adquire participação em empresa alemã

assinatura-acordo

Com a transação, holding amplia portfólio de produtos trazendo ao mercado brasileiro solução que alivia dor e desconforto de pacientes em tratamento de câncer

A RCS (Rede de Cuidados de Saúde – Minas Gerais) acaba de adquirir participação na subsidiária brasileira da empresa alemã HilotHerm. Com a transação, a holding amplia o portfólio de produtos e serviços para a área médica e passa a oferecer no país solução para o tratamento de pacientes com câncer: o Hilotherm ChemoCare.

“Estamos sempre buscando soluções inovadoras que possam trazer conforto e alívio. Ao nos depararmos com uma tecnologia que é utilizada como prevenção e tratamento de Polineuropatia e Síndrome Mão-Pé tivemos a certeza de que muitas pessoas submetidas à quimioterapia poderão se beneficiar com o alívio proporcionado”, explica Dr. Ricardo Cabral, médico e fundador da RCS.

Recurso utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer, a quimioterapia pode levar a uma complicação chamada Polineuropatia Induzida por Quimioterapia (CIPN) ou Síndrome mão-pé (HFS). Este é um efeito colateral da quimio, devido ao uso de alguns agentes no tratamento.

O quimioterápico que entra e circula por todo corpo pode danificar os vasos sanguíneos menores das mãos e pés. “Muitas vezes o médico nem mesmo alerta ao paciente deste possível efeito, pois, na prática, tinha muito pouco o que fazer para controlar.”, acrescenta o médico. O maior problema é que esta síndrome mão-pé pode ser grave, levar a incapacidade funcional e perdurar alguns anos, informa Cabral.

“Como tudo em medicina moderna, temos que pensar em prevenção. Em algumas análises que fizemos, além do benefício aos pacientes, aliviando as sequelas que impedem a rotina cotidiana como dores, o uso do HiloTherm durante a quimio pode levar a uma economia real de milhares de reais, que seriam gastos em médicos, tratamentos e exames complementares”, enfatiza o médico.

O protocolo desenvolvido a partir de um estudo que vem sendo conduzido na Alemanha pelo Dr. Dipl-Med René Schubert e Dr. rer. Nat. Trudi Schaper, do Luisenhospital, Düsseldorf, para a prevenção da Polineuropatia e também no tratamento de sintomas já apresentados em pacientes que estão fazendo quimioterapia mostra que o uso do Hilotherm protege diretamente até 93% dos pacientes que aplicam a técnica no momento certo.

Além disso, quando os pacientes já desenvolveram CIPN e iniciam o uso da Hiloterapia, é possível reverter o quadro dos sintomas e, com um acompanhamento de longo prazo é possível constatar a recuperação e a realização das atividades do dia a dia normalmente.

Sobre a Hilotherm

A Hilotherm GmbH, empresa fundada em 2003 na Alemanha desenvolveu o equipamento Hilotherm que realiza a Hiloterapia - Crioterapia e Termoterapia, com temperatura controlada e constante e no intervalo térmico ideal - para obter os melhores resultados.

TAG: Mercado