This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Pró-Saúde encerra gestão de hospital e UPA no Paraná

By 26 de dezembro de 2018 Você Informa

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar encerrou a gestão de unidades de saúde reconhecidas pela qualidade nos serviços prestados aos usuários. No Paraná, o contrato para a gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h Pinhais, mantido desde 2009 com a Prefeitura de Pinhais, terminou no dia 31 de dezembro, e o gerenciamento das unidades foi encerrado às 7h do dia 1º de janeiro, após o término do plantão.
Nos últimos nove anos, foram mais de 14 mil partos realizados na maternidade da Unidade – que é referência estadual em qualidade de atendimento – e quase três milhões de consultas no Pronto-Atendimento, além de certificações, prêmio e reconhecimentos.
“Trata-se, hoje, de uma maternidade pública referência no Estado do Paraná. São prêmios que validam o nosso compromisso com a qualidade do atendimento e, sobretudo, com a segurança do paciente. Estamos entregando um hospital com alto desempenho alcançado por nossa gestão nos últimos nove anos”, destacou o diretor Hospitalar, Bruno César Zanata.
O Hospital possui 19 prêmios (confira lista abaixo), entres eles, o Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (2017), certificado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ), o selo Hospital Amigo da Criança (2017, 2013 e 2012) concedido pela Unicef, e o certificado do programa Green Kitchen (2017, 2012).
A Pró-Saúde passou a administrar integralmente as unidades, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura de Pinhais, em 10 de dezembro de 2009. Nos 11 primeiros meses de 2018, a maternidade do hospital realizou 1.670 partos, sendo 1.124 deles partos normais, além de 11,5 mil consultas ambulatoriais. Foram 13,8 mil pacientes atendidos e, na UPA 24h, mais 301.341 consultas no mesmo período.
“A administração por instituições especializadas em gestão hospitalar proporciona a qualidade de atendimento em todos os níveis. No caso de Pinhais, por exemplo, sempre buscamos as acreditações e premiações que certificassem a excelência no atendimento. E isso foi construído com cada colaborador que passou pelas unidades nesses anos”, ressaltou, pontuando, ainda, os benefícios deste modelo de gestão traz impactos financeiros para a administração pública – já que é possível gerenciar o custo de funcionamento da unidade de forma mais sustentável.
Início da gestão
Em 2009, o Hospital Nossa Senhora da Luz dos Pinhais estava fechado e foi reaberto em abril do ano seguinte. Em apenas um ano, a unidade atendeu 7,8 mil pacientes e registrou 805 partos. No primeiro ano de atividade, a unidade também realizou 5.926 consultas ambulatoriais. Já a UPA 24h realizou 141.983 consultas nos primeiros 12 meses. O atendimento foi ampliado significativamente ao longo dos anos de administração.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.
Prêmios do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz Pinhais
2017
• Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) – Categoria Prata – IBQP
• Hospital Amigo da Criança – Unicef
• Green Kitchen – Programa Green Kitchen
• Certificação Diamante – Fixação Segura – 3M
2015
• Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) – IBQP
• Certificação Diamante – Fixação Segura – 3M
2014
• Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia e Água – Global Green and Healthy Hospitals e Projeto Hospitais Saudáveis
2013
• Hospital Amigo da Criança – Unicef
2012
• Certificação Ouro – Esterilização Hospitalar – 3M
2012
• Green Kitchen – Programa Green Kitchen
• Hospital Amigo da Criança – Unicef
2011
• Certificação Diamante – Cirurgia Segura – 3M
• Certificação Ouro – Prevenção de lesões de pele – 3M
• Certificação Diamante – Fixação Segura – 3M
• Certificação Internacional – Pacto Global – ONU
• Free Mercury – Hospitais Livres de Mercúrio – World Health Organization
2010
• Certificação Ouro – Monitorização da Esterilização – 3M
• Certificação Ouro – Tricotomia Segura – 3M
• Certificação Ouro – Eletrocirurgia Segura – 3M

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply