This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Primeira farmácia com automação robótica da América Latina inicia operações

By 28 de novembro de 2014 Você Informa
fundo-press-releases-imagem-empreender-saude

O Hospital Sírio-Libanês deu início às operações do projeto pioneiro de automação completa de sua farmácia central. O objetivo da instituição é garantir os atuais níveis de segurança e eficiência do fluxo de utilização de medicamentos, ao mesmo tempo em que duplica a capacidade de atendimento, até 2016.

“Este projeto é muito importante para garantir o sucesso da ampliação de nosso hospital, para que possamos manter a segurança de nossos pacientes em uma área que se apresenta tão crítica quanto o uso de medicamentos. O novo sistema contribuirá para eliminar o desperdício, reduzir custos e otimizar nossas equipes de farmácia e de enfermagem,” afirma Dr. Gonzalo Vecina Neto, superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês.

A farmácia conta com sistemas de alta tecnologia compostos por dois equipamentos complementares: PillPick Automated Packaging and Dispensing System, que automaticamente dispensa medicamentos para pacientes específicos em doses unitárias, e BoxPicker Automated Pharmacy Storage System, que propicia armazenamento seguro e retirada nas embalagens originais. A combinação destes dois sistemas automatizados permitirá ao hospital manusear e rastrear os medicamentos com maior eficiência.

O Software dos sistemas PillPick e BoxPicker será integrado ao sistema de prescrições já existente no hospital, estando previsto para resultar em uma redução de aproximadamente 70% na operação manual dos medicamentos na farmácia e, ao mesmo tempo, ampliando o controle e rastreabilidade do processo. Para garantia do sucesso do projeto, uma equipe multidisciplinar, formada por farmacêuticos, gestores de suprimento, enfermeiros, especialistas em TI, além de engenheiros e arquitetos do HSL. A combinação das várias tecnologias na logística de medicamentos e materiais visa proporcionar mais segurança no processo de atendimento aos pacientes.

As obras civis para adequação do espaço físico para a nova farmácia, área esta que foi ampliada em 25%, integram o projeto de modernização e expansão da unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês, que está recebendo investimentos de mais de R$ 1 bilhão. A operação iniciou em setembro com 124 leitos, e em comparação ao processo antigo, já foi possível observar uma expressiva redução em tempo.

O projeto de automação da farmácia também conta com os dispensários eletrônicos instalados nas unidades de internação. O objetivo é atender de forma mais rápida necessidades emergenciais dos pacientes internados como tratamento de sintomas e alterações da prescrição. Atualmente o hospital conta com 06 dispensários instalados e até o inicio de 2015 a previsão é ter um total de 12. Além de tubos pneumáticos, que constituem uma rede de tubos propulsionados por ar comprimido, utilizados para envio de medicamentos em caráter de urgência.

WN&P Comunicação

About WN&P Comunicação

Leave a Reply