faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Primeira farmácia com automação robótica da América Latina inicia operações

Article-Primeira farmácia com automação robótica da América Latina inicia operações

fundo-press-releases-imagem-empreender-saude

O Hospital Sírio-Libanês deu início às operações do projeto pioneiro de automação completa de sua farmácia central. O objetivo da instituição é garantir os atuais níveis de segurança e eficiência do fluxo de utilização de medicamentos, ao mesmo tempo em que duplica a capacidade de atendimento, até 2016.

“Este projeto é muito importante para garantir o sucesso da ampliação de nosso hospital, para que possamos manter a segurança de nossos pacientes em uma área que se apresenta tão crítica quanto o uso de medicamentos. O novo sistema contribuirá para eliminar o desperdício, reduzir custos e otimizar nossas equipes de farmácia e de enfermagem,” afirma Dr. Gonzalo Vecina Neto, superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês.

A farmácia conta com sistemas de alta tecnologia compostos por dois equipamentos complementares: PillPick Automated Packaging and Dispensing System, que automaticamente dispensa medicamentos para pacientes específicos em doses unitárias, e BoxPicker Automated Pharmacy Storage System, que propicia armazenamento seguro e retirada nas embalagens originais. A combinação destes dois sistemas automatizados permitirá ao hospital manusear e rastrear os medicamentos com maior eficiência.

O Software dos sistemas PillPick e BoxPicker será integrado ao sistema de prescrições já existente no hospital, estando previsto para resultar em uma redução de aproximadamente 70% na operação manual dos medicamentos na farmácia e, ao mesmo tempo, ampliando o controle e rastreabilidade do processo. Para garantia do sucesso do projeto, uma equipe multidisciplinar, formada por farmacêuticos, gestores de suprimento, enfermeiros, especialistas em TI, além de engenheiros e arquitetos do HSL. A combinação das várias tecnologias na logística de medicamentos e materiais visa proporcionar mais segurança no processo de atendimento aos pacientes.

As obras civis para adequação do espaço físico para a nova farmácia, área esta que foi ampliada em 25%, integram o projeto de modernização e expansão da unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês, que está recebendo investimentos de mais de R$ 1 bilhão. A operação iniciou em setembro com 124 leitos, e em comparação ao processo antigo, já foi possível observar uma expressiva redução em tempo.

O projeto de automação da farmácia também conta com os dispensários eletrônicos instalados nas unidades de internação. O objetivo é atender de forma mais rápida necessidades emergenciais dos pacientes internados como tratamento de sintomas e alterações da prescrição. Atualmente o hospital conta com 06 dispensários instalados e até o inicio de 2015 a previsão é ter um total de 12. Além de tubos pneumáticos, que constituem uma rede de tubos propulsionados por ar comprimido, utilizados para envio de medicamentos em caráter de urgência.