This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Prevent Senior tem na prescrição digital uma forte aliada

By 22 de outubro de 2020 Destaques, Mercado, Você Informa
prescricao-medica-inovacao-em-saude

Operadora de saúde tem utilizado a plataforma da Memed, integrada ao seu prontuário eletrônico, para emitir a receita digital dos pacientes atendidos em suas unidades e por seus médicos conveniados. De janeiro até setembro, mais de 281 mil pacientes receberam diretamente nos seus celulares via SMS suas prescrições médicas, sem sair de casa.

Em um contexto em que o isolamento social era uma necessidade, lançar mão de serviços digitais e remotos foi fundamental para a Prevent Senior. As consultas por telemedicina, bem como a disponibilização de receitas digitais em tempo real no domicílio, propiciaram um ecossistema de segurança e agilidade para os mais de cinco mil beneficiários atendidos diariamente pela Operadora de Saúde especializada no público adulto+ (grupo de terceira idade).

Embora a plataforma de prescrição digital da Memed já seja utilizada pela Prevent Senior, de forma integrada a seu prontuário eletrônico, há cerca de um ano e meio, foi nesse período de pandemia que sua adoção consolidou-se. De janeiro a setembro de 2020, mais de 281 mil pacientes receberam sua receita digital, sem sair de casa, via SMS. Ao todo foram mais de 2,6 milhões de itens prescritos de forma eletrônica.

O médico e diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, conta que a principal preocupação, quando a necessidade de levar o atendimento para o digital foi imposta, estava relacionada ao tempo necessário para que o público da Operadora pudesse se adaptar à inovação. “ Surpreendentemente, no primeiro mês de pandemia, os pacientes já haviam se habituado a receber suas receitas por mensagens de texto ou e-mail e, apesar de ser uma quebra de paradigma, com a substituição das tradicionais receitas médicas em papel, a percepção positiva dos benefícios dessa nova tecnologia só cresce”, enfatiza.

Do ponto de vista dos profissionais de saúde, a prescrição digital facilitou e trouxe mais segurança ao processo de prescrição médica e isso tem sido reportado constantemente pelos médicos da operadora. Fora a agilidade, a receita digital também é uma forma do médico contar com recursos extras para apoio, como uma base de dados com mais de 60 mil apresentações de medicamentos e exames, que aliada às ferramentas de apoio à decisão clínica, auxilia os médicos a tomarem suas condutas. É possível saber quando um medicamento interage com outro, por exemplo, ou até quando o paciente tem alergia a algum princípio ativo do medicamento receitado – tudo em tempo real.

“A adesão à receita médica digital foi um processo bastante suave, considerando que os médicos da Prevent Senior já estavam habituados ao uso de tecnologia em seu dia a dia. Para se ter uma ideia, hoje todos os dados dos pacientes da operadora de saúde encontram-se em um big data (conjunto de dados armazenados e processados) que permite o acompanhamento das informações dos pacientes em tempo real, por meio do uso de um computador ou telefone celular”, ressalta Batista Júnior.

Sobre a continuidade do uso da Memed no pós-pandemia, a verdade é que, sem dúvida nenhuma, ela veio para ficar, pois seus benefícios são inúmeros e o médico pode prescrever eletronicamente tanto em consultas no modelo tradicional – aquela em que o paciente vai até o consultório – como à distância. Ainda segundo Batista Júnior, “o uso da receita digital deve ser tendência inexorável já que, nos próximos anos, com a natural troca geracional ao longo do tempo, esse tipo de tecnologia deve ficar cada vez mais palatável”.

Rafael Moraes, CMIO da Memed, relata que a boa aceitação da plataforma da Memed reforça um aspecto importante de que a tecnologia não é um fator complicador e sim uma forma concreta de trazer mais segurança, qualidade e comodidade tanto para médicos como para pacientes. “Existe um falso paradigma de que a tecnologia é algo restrito a um público mais jovem. Mas, esse uso da Prevent Senior mostra que não é assim. Ela veio para facilitar e para ficar”, finaliza.

Releases

About Release enviado por Memed

Nascida em Avaré, interior de São Paulo, em 2012, a Memed construiu a plataforma líder em prescrição médica digital do Brasil. A empresa recebeu recentemente uma nova rodada de investimentos (Série B), conduzida pela DNA Capital, em conjunto com a Redpoint eventures, fundo de investimento em venture capital focado em startups de tecnologia. O aporte de R$ 20 milhões teve como objetivo impulsionar a transformação do tradicional cenário de receitas médicas manuscritas em receitas 100% digitais e inteligentes, garantindo segurança e modernidade para médicos, pacientes e farmácias.