faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia recebe a Medalha da Inconfidência

Article-Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia recebe a Medalha da Inconfidência

shutterstock_80329765
O cardiologista mineiro Marcus Bolívar Malachias recebeu a Medalha da Inconfidência. A comenda é concedida pelo governo de Minas Gerais e atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.

TaquiNews_3_Medalha da InconfidênciaMarcus Bolívar Malachias assumiu, em janeiro, a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Fazia 36 anos que um mineiro não ocupava esta posição à frente dos mais de 15 mil cardiologistas brasileiros. Marcus Bolívar Malachias é doutor em cardiologia pela USP, professor de pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, cardiologista do Hospital Biocor e diretor do Instituto de Hipertensão de Minas Gerais.

Ocupou na Sociedade Brasileira de Cardiologia importantes cargos, como presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, presidente do Departamento de Hipertensão, idealizador e coordenador da campanha "Eu sou 12 por 8", além de outros postos em diversas diretorias passadas.

Como coordenador da campanha "Eu sou 12 por 8", conseguiu sensibilizar artistas, músicos e personalidades a vestirem a camiseta da ação e passar a mensagem da importância da prevenção e tratamento da hipertensão. A doença atinge 47,5 milhões de hipertensos no Brasil e somente 19,6% estão com os valores pressóricos adequadamente controlados. A hipertensão é uma das principais causas das doenças do coração, que matam 350 mil brasileiros todos os anos.

A solenidade Medalha da Inconfidência foi em 21 de abril, feriado de Tiradentes, em Ouro Preto/MG. A medalha, criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitschek, é entregue sempre nesta data com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Marcus Bolívar Malachias já recebeu, em anos anteriores, a medalha nas categorias: Medalha da Inconfidência e Medalha de Honra, sendo que agora foi homenageado com a Grande Medalha. O Grande Colar é conferido a uma só personalidade em cada ano, e em 2016, foi para o ex-presidente do Uruguai, José Mujica.