faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Planos de assistência farmacêutica já atendem pacientes de doenças raras

Article-Planos de assistência farmacêutica já atendem pacientes de doenças raras

shutterstock_175968083

O Ministério da Saúde anunciou que vai implantar até o final do ano os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para pacientes de 12 doenças raras. Esses documentos orientam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes e ajudam a reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Um dos pilares do atendimento ao paciente de doenças raras é o fornecimento de produtos biológicos e de alta complexidade das indústrias farmacêuticas. Prevendo o avanço dessa demanda, a ePharma, líder no mercado de assistência farmacêutica, comprou em 2014 a In Health, especializada no setor. “Estamos preparados para oferecer gestão de programas de acesso, adesão e monitoramento de pacientes com necessidades de tratamento de patologias de alta complexidade e doenças raras”, diz Carlos Pappini Jr, diretor da Unidade de Negócios Farma e de Marketing do grupo.

Segundo ele, a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, lançada em 2014, deve ampliar a demanda por produtos biológicos para tratamento de doenças complexas. “Nossa estrutura é capaz de atender os pacientes de Norte a Sul do país. Muitos desses tratamentos necessitam de cuidados especiais com equipe multidisciplinar como enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionais. Além disto, boa parte dos medicamentos precisam de acondicionamento especial. Estamos preparados para garantir todas essas condições”, ressalta o executivo.

As doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, segundo a organização Mundial da Saúde (OMS). O setor de saúde ainda não conhece o número exato de doenças raras no mundo, mas atualmente são descritas de sete a oito mil doenças na literatura médica. A maioria delas, cerca de 80%, decorrem de fatores genéticos e os outros 20% estão distribuídos em causas ambientais, infecciosas e imunológicas.

A ePharma

Consolidada como principal player no recente mercado brasileiro de assistência farmacêutica, a ePharma dispõe de tecnologia que conecta, em tempo real, aproximadamente 22 mil farmácias e drogarias de todo o país a um sistema autorizador ancorado em um potente banco de dados, dando acesso a medicamento a mais de 27 milhões de pessoas.

O portfólio de serviços da ePharma traz ainda serviços inovadores voltados à saúde e ao bem-estar dos beneficiários. Dentre eles, destacam-se o Plano de Medicamentos no modelo de pré-pagamento baseado no levantamento da estimativa de gastos com medicamentos de acordo com o perfil dos colaboradores, como o ePharma Plenus; o gerenciamento de doentes crônicos; o concierge da saúde, que é um serviço multidisciplinar de aconselhamento telefônico que oferece assistência nutricional, enfermagem, psicóloga, médica e farmacêutica; Unidade de negócios Farma responsável pelo acompanhamento dos pacientes via call center especializado; Specialty Care, direcionado a promover o acesso e a gestão do tratamento de pacientes portadores de doenças complexas e raras.

A companhia detém ainda mais da metade do mercado de assistência farmacêutica, com uma carteira de cerca de 150 empresas, constituindo 1.610 programas.

Informações para a imprensa:

Ex-Libris Comunicação Integrada – (11) 3266-6088

Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 98937-3503 / r. 234

Marco Berringer – [email protected] – r. 223

Carla Italia – [email protected] – r. 222