This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Pioneirismo em hérnia e parede abdominal

By 5 de dezembro de 2014 Você Informa

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) será pioneiro e terá, em 2015, o único curso de pós-graduação de Aperfeiçoamento em Hérnia e Parede Abdominal com videocirurgia e robótica no país. A cirurgia para corrigir os defeitos herniários da parede abdominal é uma das mais comuns em hospitais gerais e atinge 25%  das cirurgias.  

“Uma das maiores tendências  no mundo é tratar de hérnia  abdominal  por videocirurgia e progressivamente usar a robótica como facilitadora do procedimento. Juntas,  permitem o planejamento e o tratamento da hérnia,  incluindo as mais complexas, de maneira mais eficaz, suturando o defeito. Além disso, reduzem o índice de recidiva de até 50% para 10%”, explica Dr. Ricardo Z. Abdalla, coordenador do curso. Atualmente, de acordo com o médico, o IEP/HSL está no mesmo patamar dos grandes centros americanos no que se refere aos estudos de hérnia abdominal com cirurgia minimamente invasiva (videocirurgia e robótica).

Voltado para cirurgiões, o curso pretende ser um ponto de diálogo  para aprofundamento das diversas especialidades e traz uma visão integrada, abrangente e multidisciplinar da doença, propiciando ao aluno o treinamento e a atualização nas cirurgias de hérnia com recursos de cirurgia aberta e minimamente invasiva (videocirurgia e robótica).

O programa inclui simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão. O aluno irá praticar no centro de treinamento, manusear equipamentos e artefatos de alta tecnologia e terá conhecimentos aprofundados em fisiologia e anatomia da parede abdominal, reparo dos defeitos herniários, alterações metabólicas, fatores predisponentes, materiais para reconstrução, entre outros; além de interagir com especialistas. Também  estão previstas participações de convidados internacionais por teleconferência e aulas presenciais, para demonstrar diferentes pontos de vista, integrar diferentes realidades e enriquecer o debate e a produção de conteúdos.

“Estamos oferecendo o que há de melhor para os médicos cirurgiões, em termos de conhecimento,  materiais, estrutura e profissionais especialistas. Sabemos que muitos trabalham com uma realidade bem diferente em um país com dimensões tão grandes, mas a transformação começa assim. Queremos  que o aluno saia daqui sabendo que há formas de se obter os melhores resultados na cirurgia de hérnia e parede abdominal ”, finaliza Abdalla.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo endereço:
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/pos-graduacao/Paginas/Curso.aspx?atividade=716&pnv=0

WN&P Comunicação

About WN&P Comunicação

Leave a Reply