This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Philips e a Grand Challenges Canadá anunciam parceria para ajudar no combate à morte por pneumonia infantil

By 3 de junho de 2016 Você Informa

Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) e Grand Challenges Canada (GCC), financiada pelo governo do Canadá, anunciam uma parceria para desenvolver uma inovação a fim de melhorar o diagnóstico de pneumonia infantil em países de baixa renda. A Philips e a GCC assinaram um “contrato de subsídio reembolsável” para desenvolver a fabricação e distribuição do Monitor Respiratório Infantil da Philips (também conhecido como chARM) para torná-lo economicamente acessível e disponível aos agentes de saúde comunitários em localidades de baixa renda em todo o mundo.

O Monitor Respiratório Infantil Automático oferece aos agentes de saúde comunitários uma medição mais precisa da taxa respiratória de uma criança doente, contribuindo para o diagnóstico de pneumonia e potencialmente evitando muitas das 922 mil mortes infantis causadas pela doença todos os anos .

A pneumonia mata mais crianças do que a AIDS, malária e tuberculose juntas, e continua sendo a principal causa infecciosa de morte entre crianças menores de cinco anos, matando cerca de 2.500 crianças por dia . A maioria das vítimas tem menos de dois anos de idade e a maior parte das mortes ocorre em lugares de baixa renda nos países em desenvolvimento, que são tipicamente áreas rurais, com instalações de saúde ruins e onde o tratamento não está disponível para muitas crianças. A UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tornaram a pneumonia uma área foco dos esforços para reduzir a mortalidade infantil.

“Como uma empresa líder em tecnologias de saúde, a visão da Philips é melhorar a vida das pessoas por meio da inovação significativa”, disse o Dr. Maarten van Herpen, Diretor da Philips Africa Innovation Hub. “Estratégias de inovações equitativas podem ajudar a impulsionar soluções sustentáveis que diminuam a distância entre os grupos sociais mais privilegiados e menos privilegiados, a fim de melhorar a qualidade de vida para todos. Graças às colaborações e coinvestimentos como o que assinamos com a Grand Challenges Canadá, empresas como a Philips podem desenvolver inovações que atingem uma população carente e, assim, integrar a Meta de Desenvolvimento Sustentável – 3 da ONU em suas principais estratégias de negócios”.

A parceria entre a Grand Challenges Canadá e a Philips para investir no chARM é uma resposta ao apelo mundial de inovação para prevenir e tratar a pneumonia, principal causa de morte entre as crianças menores de cinco anos . O subsídio reembolsável disponibilizado por essa parceria financiará o lançamento do chARM e apoiará o desenvolvimento da próxima geração do dispositivo que deverá incluir a oximetria de pulso. O acordo foi elaborado utilizando a Política de Acesso Global da GCC, que visa garantir preços acessíveis para a inovação.

O Dr. Peter A. Singer, CEO da Grand Challenges Canadá, disse que “a pneumonia é uma causa de morte infantil principalmente nos países em desenvolvimento. O chARM responde a uma necessidade crucial de reduzir as mortes por pneumonia infantil. Em parceria com uma grande empresa como a Philips, podemos ajudar as inovações a atingirem milhões de pessoas”.

Um aspecto importante no diagnóstico da pneumonia é o monitoramento da taxa respiratória da criança. Nos países em desenvolvimento, os agentes de saúde comunitários contam quantas vezes uma criança respira no período de um minuto para detectar e diagnosticar a doença. Entretanto, atingir uma contagem precisa pode ser difícil, visto que as respirações superficiais são difíceis de detectar, as crianças muitas vezes se movimentam e pode haver distrações e outras verificações a serem realizadas.

O Monitor Respiratório Infantil Automático da Philips é colocado ao redor do peito da criança, sem contato direto com a pele. O chARM oferece uma medição precisa e confiável da taxa respiratória, convertendo os movimentos do tórax detectados por acelerômetros em uma contagem de respiração precisa, utilizando algoritmos especialmente desenvolvidos. O monitor fornece não só feedback quantitativo como também feedback qualitativo ao profissional de saúde, com base nas diretrizes da IMCI (Gestão Integrada das Doenças Infantis) para diagnosticar a taxa respiratória rápida, que é um dos sinais vitais fundamentais para diagnosticar a pneumonia.

O chARM da Philips está sendo desenvolvido para lugares de baixa renda: o dispositivo será à prova de poeira, à prova de respingos de água e poderá ser utilizado em temperaturas extremas. A bateria de longa duração tornará o dispositivo independente de energia, sendo adequado para áreas sem eletricidade. O dispositivo será pequeno e facilmente portátil para uso em residências e clínicas nas comunidades. A interface de usuário é baseada em pictograma, desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, adequada para fornecedores com baixo nível de alfabetização.

Nas mãos dos agentes de saúde comunitários, o chARM da Philips tem um potencial significativo para salvar e melhorar vidas. Em grande escala, mais de 100 milhões de crianças por ano poderão receber diagnósticos de pneumonia mais precisos com o ChARM, com base no potencial projetado pela Philips.

Os testes de campo do Monitor Respiratório Infantil Automático foram realizados na África Oriental e na Índia e as melhorias no design e na tecnologia foram incorporadas com base no feedback dos agentes de saúde comunitários locais e dos funcionários clínicos nesses lugares de baixa renda.
O Monitor Respiratório Infantil da Philips aguarda aprovação da CE marking, da EEA (European Economic Area), e espera-se que seja disponibilizado comercialmente a partir do terceiro trimestre de 2016.

Sobre a Royal Philips
Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde das pessoas e possibilitar melhores resultados na saúde, desde uma vida saudável e prevenção até o diagnóstico, tratamento e cuidados em casa. A Philips aproveita a tecnologia avançada e os profundos insights clínicos e de consumo para oferecer soluções integradas. A empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento do paciente e informática de saúde, bem como na saúde dos consumidores e cuidados em casa. A subsidiária Philips Lighting, totalmente de propriedade da Philips, é líder global em produtos, sistemas e serviços de iluminação. Com sede na Holanda, a Philips publicou em 2015 um faturamento de vendas de EUR 24,2 bilhões e emprega aproximadamente 104 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países.

Notícias sobre a Philips podem ser encontradas emwww.philips.com/newscenter.

Sobre a Grand Challenges Canadá
A Grand Challenges Canadá se dedica a apoiar Bold Ideas with Big Impact® [ideias ousadas com grande impacto] na saúde global. Somos financiados pelo governo do Canadá e apoiamos inovadores em países de baixa e média renda e no Canadá. As ideias ousadas que nós apoiamos integram ciência e tecnologia, inovação social e empresarial, o que chamamos de Integrated Innovation® [inovação integrada]. A Grand Challenges Canadá concentra-se nos desafios definidos pelo inovador, por meio de seu programa Stars in Global Health, e nos desafios específicos em seus programas Saving Lives at Birth, Saving Brains e Global Mental Health. A Grand Challenges Canadá trabalha em estreita colaboração com o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC), Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR) e Global Affairs Canadá para catalisar a dimensão, sustentabilidade e impacto. Temos um foco determinado nos resultados e em como salvar e melhorar vidas.
www.grandchallenges.ca

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply