faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pesquisa aponta tendências para sistemas de gestão de dados laboratoriais

Article-Pesquisa aponta tendências para sistemas de gestão de dados laboratoriais

A InterSystems, empresa de tecnologia de informação para saúde e desenvolvedora do InterSystems TrakCare®, sistema de informação unificado para atendimento à saúde, anunciou os resultados da pesquisa Laboratory Management Systems Market Survey 2015, realizada de forma separada no Reino Unido e na Austrália. O estudo concluiu que os sistemas de informação não estão preparados para suportar as mudanças clínicas laboratoriais a que estão submetidos.

“A natureza dos negócios laboratoriais está mudando drasticamente”, disse Martin Wilkinson, líder de Soluções para o Mercado Laboratorial da InterSystems. “A consolidação da indústria, os avanços em automação, os testes genômicos, bem como o aumento do uso de testes no ponto de cuidado, estão guiando grandes mudanças em onde, quando e como os testes são efetuados”.

Abaixo, os resultados obtidos com as pesquisas realizadas no Reino Unido e na Austrália.

Reino Unido

A pesquisa realizada no IBMS Biomedical Science Congress em Birmingham,com um grupo de 81 profissionais de laboratório, constatou que a demanda por serviços de laboratório está crescendo, ao mesmo tempo em que há uma pressão para atender este crescimento usando poucos recursos, aumentando a eficiência e reduzindo custos. Quando perguntados o que está guiando as mudanças em seus laboratórios, 88% dos entrevistados citaram redução de custos e eficiência, 59% indicaram aumento do volume de trabalho e 52% apontaram a automação.

Quando perguntados como seus laboratórios estavam mudando, 72% dos entrevistados afirmaram que terão de avaliar continuamente os custos e serviços prestados para otimizar o mix de serviços. Este é um requisito fundamental no modelo de aprendizagem, Hub-and-Spoke, do NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, para formação de rede de laboratórios.

Outras principais conclusões incluem:

• 67% dos entrevistados responderam que a completa visibilidade, o controle e a prestação de contas sobre o processo de testes serão importantes para o sucesso de seus laboratórios no futuro.

• 58% disseram que a habilidade para prever os fluxos de trabalho laboratoriais e identificar gargalos será importante para o sucesso futuro dos laboratórios.

• Apenas 26% dos entrevistados concordam que seus sistemas de gestão de informação laboratoriais estão habilitados para suportar as mudanças que seus laboratórios estão submetidos.

• 65% disseram que seus sistemas de gestão de informação laboratoriais não podem fornecer análises se os testes estão sendo realizados com lucros e ou com perdas.

• 62% dos entrevistados indicaram que seus sistemas atuais não têm a capacidade de predizer os fluxos de trabalho laboratoriais e identificar gargalos.

Buscando obter insights de mercado para as novas exigências para sistemas de gestão de laboratório, a InterSystems entrevistou 81 profissionais de 60 laboratórios de patologia da rede pública NHS, 10 laboratórios de patologia independentes ou privados e 11 organizações relacionadas, incluindo o governo. Aproximadamente 66% destes entrevistados eram cientistas biomédicos ou clínicos e 21% eram gerentes de laboratório ou líderes de departamentos. A pesquisa foi realizada no IBMS Biomedical Science Congress, em Birmingham (Reino Unido), do dia 28 a 30 de setembro de 2015. Para ver a pesquisa completa acesse o site: http://goo.gl/dikhft.

Austrália

Realizada na 53ª conferência Annual Australian Association of Clinical Biochemists, em Sidney (AUS), a pesquisa ouviu 60 profissionais clínicos laboratoriais, apurando que a pressão para atender as demandas utilizando poucos recursos – para aumentar a eficiência e reduzir custos – e o uso da automação está crescendo. Quando perguntados o que está guiando as mudanças em seus laboratórios, 75% dos entrevistados citaram redução de custos e eficiência, 63% destacaram a automação e 33% os cuidados centrados nos pacientes.

Quando questionados sobre como seus laboratórios estavam mudando, 65% dos entrevistados disseram que seus laboratórios devem operar como parte de uma rede de laboratórios multi-site, e 60% que o os laboratórios analisarão e melhorarão seus processos continuamente. Uma percentagem bastante alta de laboratórios públicos apontaram estes fatores (83% e 66%), comparados com laboratórios privados (50% e 56%).

Outros pontos de destaque do estudo revelam:

• 75% dos entrevistados citaram que a completa visibilidade, o controle e a prestação de contas sobre os processos de testes serão importantes para o sucesso de seus laboratórios no futuro.

• 62% apontaram a habilidade para prever os fluxos de trabalho laboratoriais e identificar gargalos será importante para o sucesso de suas organizações. Nos laboratórios públicos, a percentual foi de 88%.

• Apenas 29% dos laboratórios públicos entrevistados concordaram que seus sistemas de gestão de informações laboratoriais são capazes de suportar as mudanças que seus laboratórios estão passando.

• 65% de todos os pesquisados responderam que seus sistemas de gestão de informações laboratoriais não podem fornecer análises se os testes estão sendo realizados com lucros e ou com perdas.

• 59% dos laboratórios públicos entrevistados indicaram que seus sistemas atuais não tem a habilidade de prever os fluxos de trabalho laboratoriais e identificar gargalos.

Para a pesquisa foram entrevistados 60 profissionais representando 29 laboratórios públicos de patologia, 18 laboratório privados de patologia e 13 organizações relacionadas, entre elas o governo da Austrália. Mais da metade (53%) dos entrevistados eram cientistas biomédicos ou clínicos e 19% eram gerentes de laboratório ou líderes de departamentos. A pesquisa foi realizada do dia 25 a 27 de setembro de 2015, durante a 53ª conferência Annual Australasian Association of Clinical Biochemists, em Sidney. Para ver a pesquisa completa, acesse o site da InterSystems do Brasil: http://goo.gl/e9gGgN.

Conclusão

“De acordo com as pesquisas, os atuais sistemas de gestão de informações laboratoriais (LIMS em inglês), ficam aquém do que os laboratórios precisam”, disse Martin Wilkinson. “Para sobreviverem e prosperarem, os laboratórios precisam de uma nova geração de soluções de TI, desenhadas para gerir o laboratório de maneira ágil e baseada no conhecimento, em um mundo cada vez mais interligado. E é por isso que estamos elevando o nível ao lançar o primeiro Sistemas de Gerenciamento de Negócios Laboratoriais (Laboratory Business Management System – LBMS, em inglês), que ajudará os clientes a transformar um serviço reativo de teste e resultados para um parceiro de saúde pró-ativo”.

Sobre a InterSystems

A InterSystems fornece os motores da informação que alimentam algumas das mais importantes aplicações do mundo. Em Saúde, Serviços Financeiros, Governo e outros setores onde vidas e meios de subsistência estão em jogo, a InterSystems tem sido um fornecedor estratégico de tecnologia desde 1978. A InterSystems é uma empresa privada com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), com escritórios pelo mundo inteiro, e seus produtos são usados diariamente por milhares de pessoas em mais de 100 países. Para mais informações, visite: InterSystems.com.br.