This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pediatria do HC Unicamp retoma atendimentos com telemedicina

By 22 de setembro de 2020 Mercado, Você Informa

Parceria entre o hospital público de alta complexidade e a startup Privio possibilitou a retomada das consultas da área pediátrica

Para atender a uma demanda reprimida de cerca de 4.000 consultas da ala pediátrica do Hospital de Clínicas Unicamp, em função da pandemia do Covid-19, a Dra. Mariana Zorron Mei Hsia Pu, Endocrinologista Pediátrica e assistente do departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas da Unicamp, e equipe buscaram no mercado uma ferramenta que, não só realizasse telemedicina, mas que pudesse oferecer a solução em forma de parceria, sem custos, uma vez que todos os atendimentos do hospital são executados pelo SUS e pagos com recursos públicos.

Foi dessa forma que surgiu a parceria com a Privio, startup que oferece o “Super Aplicativo da Saúde”, por reunir, em um só lugar, as principais ferramentas de telemedicina para que médicos e pacientes possam se relacionar de maneira profissional, segura e integrada. Não se trata apenas de uma versão do WhatsApp com funções específicas para médicos e pacientes, mas uma ferramenta integrada, e que melhora a jornada digital de médicos e pacientes, diminuindo a distância entre eles.

Segundo a Dra. Mariana Zorron, a escolha pela Privio foi bastante acertada e aconteceu em função de ser uma startup, a equipe ter se mostrado bastante ágil para ajustes necessários e o aplicativo ser utilizado nos celulares, substituindo de vez o uso do WhatsApp, e de forma profissional e com segurança.

“Trocamos o uso informal do WhatsApp, que só era utilizado como teleorientação, pelo aplicativo Privio, habilitado para realizar consultas médicas de qualidade, organizadas através de uma agenda, onde o médico faz uma vídeo chamada para o paciente na hora marcada, sem interrupções, dedicando todo o tempo para o atendimento como acontece presencialmente”, esclarece a Dra. Mariana.

De acordo com a Dra. Mariana, futuramente, mesmo após a pandemia, o objetivo é manter entre 60% e 70% do atendimento através de telemedicina. A parceria com a Privio possibilita o atendimento, uma vez que o uso do aplicativo pelos pacientes mostrou-se bastante simples e intuitivo, já que pode ser utilizado em qualquer modelo de celular com câmera, até mesmo os mais simples.

“A telemedicina veio para ficar e a pandemia apenas acelerou o processo. Como toda novidade, tem aspectos bons e ruins. Cabe aos profissionais da saúde filtrar e valorizar o que o serviço tem de melhor, como a possibilidade de discutir casos no Brasil e no mundo com outros profissionais, por exemplo. Vale ressaltar que os casos graves continuarão a ser atendidos pessoalmente”, esclarece a Dra. Mariana Zorron.

Firmar uma parceria com um hospital do porte do Hospital das Clínicas da Unicamp traz vários desafios, mas a startup estava preparada para enfrentá-los. “A proximidade com os médicos nos ajudou a desenvolver um aplicativo que se adequasse ao dia-a-dia tão complexo destes profissionais. A tecnologia que existe na Privio permitiu desenvolver customizações de forma ágil para atender a necessidade do hospital em retomar seus atendimentos o quanto antes. O aplicativo já possui, por exemplo, funções de privacidade e definição de horário para que a relação entre médicos e pacientes seja mais eficiente. Ao customizar o app para o hospital, foi preciso implantar essas funções em níveis de grupos por tipo de atendimento, já que existem vários departamentos dentro de uma mesma especialidade”, declara Davi Zanotto, fundador e CEO da Privio.

O empreendedor da startup de telemedicina também reforça a importância social da parceria. “Estamos muito felizes em poder, através da tecnologia, ajudar médicos e pacientes neste momento tão delicado, proporcionando a continuidade dos tratamentos”, completa Davi.

Releases

About Release enviado por Alessandra Siegel

Jornalista, diretora executiva da Siegel Press, assessoria de comunicação da Privio.