faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Parceria da FIDI com o Vita Care oferece acompanhamento médico gratuito a jovens atletas olímpicos

Article-Parceria da FIDI com o Vita Care oferece acompanhamento médico gratuito a jovens atletas olímpicos

judô

Programa incentiva o desenvolvimento do esporte nacional e auxilia esportistas sem apoio financeiro a receber assistência médica especializada em diferentes modalidades

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – responsável pelos exames de imagem em 85 unidades públicas de saúde na capital – firmou uma parceria com o Vita Care, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), idealizada por médicos e fisioterapeutas e que presta atendimento gratuito em ortopedia e aplicado ao esporte. A parceria consiste em prestar assistência a atletas que não têm condições de receber atendimento médico especializado e, desta forma, contribuir com o desenvolvimento do esporte nacional.

O atendimento é destinado exclusivamente a atletas carentes de alta performance ou em desenvolvimento e que estejam participando de competições oficiais. Um dos casos foi o do atleta federado de judô e faixa roxa, Gabriel Nogueira Garcia, de apenas 15 anos. Há sete anos, Gabriel compete regularmente, mas torceu o joelho durante um treino. O atleta fez alguns exames com o apoio da FIDI e, por meio da parceria com o Vita Care, passou por uma cirurgia de reparação do ligamento cruzado anterior e menisco.

“Estava sem convênio médico na época. Se não fosse por esse projeto, não teria realizado a operação. Ainda estou em fase de recuperação e evoluindo muito bem. Não posso treinar, mas compareço às aulas para ajudar o professor e outros alunos. Em breve, devo voltar a competir novamente”, conta o adolescente, que já participou de campeonatos oficiais regionais e nacionais, com mais de 30 medalhas no currículo.

Os médicos que acompanham Gabriel estimam que ele deve voltar a treinar em oito meses. A coordenadora de projetos sociais da FIDI, Cristiane Claro Monzani, ressalta que o programa social, além de recuperar jovens atletas, incentiva cada vez mais sua permanência no esporte a longo prazo. “Esta parceria está alinhada aos valores da FIDI, como humanização e responsabilidade social. Ficamos muito felizes por estimular pessoas como o Gabriel a continuarem em busca dos seus sonhos. Esperamos participar de muitas histórias assim”, afirma.