This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Orizon investe em metodologia inovadora para atender de forma mais ágil e eficiente

By 21 de junho de 2016 Você Informa

A área de Tecnologia da Informação da Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – implanta o DevOps na companhia para agilizar processos e continuar sendo uma referência em tecnologia inovadora na área da saúde. O conceito do DevOps consiste em alinhar as equipes de desenvolvimento com a de operações (infraestrutura, suporte e monitoramento de TI) e aproximar a TI às demais áreas, acelerando entregas de atualizações de sistema e de serviços com um elevado grau de qualidade.

Para o gerente executivo de Sistemas de TI, Leandro Gomes, a mudança cultural trazida pelo DevOps é estratégica para a Orizon, já que irá beneficiar clientes com mais agilidade e eficiência nos processos e é extremamente confiável. “O novo conceito permite reduzir prazo de entrega de atualizações de sistemas e de serviços, reagindo de forma mais rápida às necessidades do negócio. Ao mesmo tempo conseguimos reduzir o índice de falhas e o tempo médio para detecção e reparo de incidentes”, explica Gomes.

O segredo do sucesso é modificar o ciclo de construção e entrega de sistemas e serviços. O método tradicional, conhecido como “cascata”, era feito de forma linear, onde as fases (especificação, validação técnica, desenvolvimento, testes, homologação até a publicação manual) são iniciadas somente após a conclusão da etapa anterior. Com DevOps, várias etapas são iniciadas de forma simultânea com a participação de equipe multidisciplinar de desenvolvimento e Operações de TI, aplicação de provisionamento de infraestrutura, automação de testes e de publicações. “É uma mudança cultural, que abrevia a entrega, estimula a equipe e agrega valor ao negócio”, completa o executivo de TI.

“Há algum tempo, as empresas podiam fazer poucas atualizações em seus sistemas ao longo de um ano, mas com as inovações constantes, os prazos têm sido abreviados para meses e até dias. Uma companhia como a Orizon, que sempre foi pioneira, mais uma vez dá um importante salto rumo ao futuro”, destaca Leandro Gomes, lembrando de empresas globais que já utilizam DevOps, como o Facebook, o Google, a Apple e o Netflix.

“Os ciclos contínuos do método por meio da automação do processo, inclusão de gestão de configuração, validação de componentes estruturais/sistemas, blindam a produção de TI de inúmeras alterações simultâneas, que dificultam a identificação de possíveis eventos. Esta implantação visa melhorias internas e garante qualidade e disponibilidade dos serviços ao cliente”, ressalta o gerente executivo de Infraestrutura de TI, Paulo Diegues.

Além do DevOps, estão sendo implantados um Laboratório de Inovação, melhorias em arquitetura, sistemas e a adoção da metodologia Lean, também inovadora. “Todos integrados. O DevOps é amplamente beneficiado com a metodologia Lean, assim como a dinâmica do Laboratório de Inovação”, explica o diretor de TI, Luiz Ortiz.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply