faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

OPERAÇÃO SORRISO ESTÁ EM MACEIÓ, PARA A REALIZAÇÃO, COM APOIO DA ABBOTT, DE CIRURGIAS GRATUITAS DE CRIANÇAS E JOVENS COM LABIO LEPORINO

Article-OPERAÇÃO SORRISO ESTÁ EM MACEIÓ, PARA A REALIZAÇÃO, COM APOIO DA ABBOTT, DE CIRURGIAS GRATUITAS DE CRIANÇAS E JOVENS COM LABIO LEPORINO

• Uma em cada 650 crianças nascem com a doença

• Com apoio da Abbott, a entidade irá realizar cerca de 500 cirurgias gratuitas em seis cidades brasileiras ao longo do ano. Maceió é a primeira. Na cidade, as cirurgias acontecem até 19 de março. A triagem de pacientes será nesta quarta-feira, 14 de março.

Nesta quarta-feira, 14 de março (até 19 de março), a Operação Sorriso Brasil estará em Maceió, para selecionar pacientes e realizar cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas de crianças e jovens portadores da doença. As famílias interessadas no procedimento devem procurar pessoalmente, o Ambulatório Rodrigo Ramalho (Av. Assis Chateaubriand, 2.932 - Prado), em horário comercial. As cirurgias serão realizadas até dia 19 de março no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Guia (Av. Comendador Calaça, 1.244 – Bairro do Poço). A Operação Sorriso é uma entidade mundial, sem fins lucrativos, cuja meta é tratar – e devolver o sorriso – crianças e jovens portadores da doença.

Cada procedimento dura cerca de 45 minutos em média e o paciente recebe alta na manhã seguinte ao procedimento. Os pacientes e seus familiares (um por paciente) que moram em cidades vizinhas receberão acomodação, transporte e alimentação. A missão também fornecerá tratamento pós operatório para pacientes submetidos à cirurgia em 2011.

A Abbott apoia a Operação Sorriso no Brasil e no mundo desde 1993 – apoio global equivalente a mais de US$ 7.7 milhões, entre doação de medicamento anestésico para a realização das cirurgias, além de fundos para a coordenação das missões médicas e capacitação dos profissionais de saúde.

Estima-se que atualmente cerca de 280.000 pessoas sofrem com a doença. Depois de Maceió, a Operação Sorriso estará em Fortaleza (24 de abril) e outros quatro cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro (31 de Maio) e Santarém (24 de setembro).

O projeto movimenta cerca de 45 profissionais de saúde voluntários, entre cirurgiões plásticos, equipe de enfermagem, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas.

Lábio leporino - O lábio leporino é uma abertura no lábio ou no palato, ou que se apresenta como um tecido mole na parte frontal da boca. A sua causa exata é ainda desconhecida, mas sabe-se que é um problema congênito que aparece durante os estágios iniciais do desenvolvimento do embrião. As consequências do problema na vida de uma criança vão além da estética e podem resultar em problemas de audição, infecções crônicas, desnutrição, má formação da arcada dentária e dificuldades de fala. Os pacientes geralmente abandonam os estudos e apresentam baixa autoestima, o que também leva a outros problemas psicológicos.

A Operação Sorriso atua em 54 países e já tratou mais de 135.000 crianças e adolescentes que sofrem de lábio leporino ou fenda palatina. A organização está no Brasil desde 1997 em 10 Estados brasileiros, tendo realizado cerca de 4.000 cirurgias no decorrer desse período. Para mais informações sobre a entidade, acesse www.operationsmile.org.br