This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Novo canal de podcasts Eu Doutor@ discute dilemas médicos

By 5 de março de 2020 Profissionais, Você Informa

Onze episódios trazem reflexões sobre a vida e a carreira dos profissionais da Medicina, abordando temas como burnout, suicídio, direito médico e humanização

Com o aumento das tarefas administrativas e cargas horárias excessivas, muitos médicos sofrem em silêncio: uma recente revisão da literatura norte-americana realizada pelo MEDLINE e pelo PubMed [1] revelou que a taxa de suicídio entre médicos norte-americanos é de 28 a 40 por 100 mil, mais do que o dobro do número quando se considera a população geral dos Estados Unidos. O tema acende um sinal de alerta: é preciso falar sobre a saúde mental dos profissionais de Medicina. Abordar a prática médica sob o aspecto pessoal, de que o especialista é, acima de tudo, um ser humano é o mote do canal de podcasts “Eu Doutor@”, uma iniciativa inédita da Pfizer que tem como objetivo discutir, de maneira descontraída, temas relevantes sobre a vida e a carreira médica.

A primeira temporada do canal pode ser acompanhada pelo Spotify e conta com 11 episódios. No programa de estreia, o Dr. Henrique Bottura, psiquiatra e diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, fala sobre a importância da prevenção e do tratamento do burnout, distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastantes que foi incluído, em 2019, na 11ª revisão da classificação internacional das doenças como um fenômeno ocupacional (CID 11 ).

Durante o episódio, o especialista dá exemplos pessoais de estratégias que utiliza para evitar e combater a síndrome, que também é uma realidade no Brasil. Uma recente pesquisa com 1.838 médicos brasileiros de 38 especialidades, também realizada pelo Medscape [2], revelou que quase um terço dos entrevistados (26%) disse sofrer de burnout e 19% afirmaram estar deprimidos. Outros dados reforçam a relevância do tema e mostram que o assunto ainda é subestimado pelos médicos e pelas empresas: metade dos entrevistados não consideram os sintomas da doença “suficientemente graves” para buscarem a ajuda de um especialista e 86% das empresas nas quais trabalham não oferecem programas para combater o estresse dos profissionais.

Os episódios do Eu Doutor@ abordarão outros temas relevantes, como a Humanização e o Futuro da Medicina, Empreendedorismo Médico, Direito Médico, Médico Influenciador Digital, entre outros.

Referências:
1. Medscape. Médicos têm a mais alta taxa de suicídio dentre todas as profissões. Acesso em 28 jan 2020.
2. Medscape. Estilo de vida e burnout médico no Brasil, 2018. Acesso em 27 jan 2020.

Releases

About Release enviado por Larissa Ribeiro

Trabalhando juntos para um mundo mais saudável A Pfizer investe fortemente no desenvolvimento de terapias que ajudem a prolongar e a melhorar a vida das pessoas. Os esforços se concentram na manutenção de um elevado padrão de qualidade e segurança durante os processos de pesquisa, desenvolvimento e manufatura de uma variada gama de produtos para o cuidado com a saúde. Seu portfolio global inclui medicamentos e vacinas mais conhecidos no mundo. A cada dia, seus profissionais trabalham em prol do bem-estar, da prevenção, dos tratamentos e da cura para muitas das mais importantes doenças da atualidade. Como uma das principais companhias biofarmacêuticas e inovadoras do mundo, por mais de 150 anos a Pfizer vem colaborando com os profissionais de saúde, governos e comunidades locais para apoiar e expandir a atenção e o acesso à saúde, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas. Para mais informações visite o portal www.pfizer.com.br e as redes sociais da companhia: Twitter, Facebook e YouTube.