This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Nova diretoria da SBCP-GO é empossada

By 29 de março de 2016 Você Informa

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), que estará à frente da entidade no biênio 2016/2017, foi oficialmente empossada no dia 23 de março. Na presidência da entidade está o cirurgião plástico Luiz Humberto Garcia de Souza. Os médicos Sérgio Augusto da Conceição e Adriana Gondim do Amaral ocupam, respectivamente, a secretaria e a tesoureira da SBCP-GO.

DRA ADRIANA_DR LUIZ HUMBERTO_DR SERGIO_2Foto: Adriana Gondim do Amaral, Luiz Humberto Garcia de Souza e Sérgio Augusto da Conceição

Uma peculiaridade desta nova diretoria é que os três diretores são regentes de serviços de residência em cirurgia plástica em Goiás. Luiz Humberto Garcia é regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás; Sérgio Augusto da Conceição, do Hospital Geral de Goiânia, e Adriana Gondim do Amaral, da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

A solenidade de posse reuniu cerca de 160 convidados, entre cirurgiões plásticos; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato Silva, que ressaltou a parceria entre o Conselho e a SBCP-GO em defesa da ética médica e do bom atendimento à população; o vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis; o diretor Científico, Erso Guimarães; o conselheiro federal Salomão Rodrigues Filho; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz de Siqueira, e o senador e médico Ronaldo Caiado.

O presidente da SBCP, Luciano Chaves, também participou do evento. Ao falar aos colegas, ele criticou a “invasão” da área da cirurgia plástica por médicos sem especialidade, muitos deles pós-graduados em instituições que oferecem cursos de curta duração na área de estética. “A SBCP está atenta a esses casos e agindo para coibir essa situação”, disse.

Segundo o novo presidente da SBCP-GO, coibir essa invasão da cirurgia plástica por outras profissões e médicos sem a devida capacitação e treinamento é também uma das prioridades da nova diretoria da regional goiana. A SBCP-GO, de acordo com Luiz Humberto Garcia, vai trabalhar também para o fortalecimento da ética médica, o esclarecimento da população sobre a importância da realização de cirurgias plásticas com médicos especialistas e a promoção de ações educativas visando a atualização do conhecimento científico dos cirurgiões plásticos.

Durante a solenidade de posse, o médico Jackson Caiafa (RJ) ministrou uma aula sobre “Prevenção do Tromboembolismo” e o médico César Bariani (GO) falou sobre a ”Importância dos Exames Hematológicos na Prevenção de Tromboses e Hemorragias no Pré-operatório”. Para presidente da SBCP-GO, as aulas foram “um divisor de águas” na orientação dos médicos goianos sobre a prevenção das tromboses venosas e das embolias pulmonares, duas grandes vilãs da cirurgia plástica.

Estatísticas dos últimos dez anos revelam que, a cada ano, pelo menos, um paciente que se submete a cirurgia plástica morre em Goiânia vítima de embolia.

“Um problema que poderia ser prevenido na quase totalidade dos casos com a realização de exames pré-operatórios e com o uso de medicamentos anticoagulantes antes da operação e nos 30 dias após a cirurgia”, alerta Luiz Humberto Garcia, que à frente da SBCP-GO vai trabalhar também para aumentar a segurança do atendimento aos pacientes.

Outro projeto da nova diretoria, que começa a ser colocado em prática ainda neste semestre, é o desenvolvimento de campanhas sociais para o atendimento de pacientes de baixa renda. Com o apoio de cirurgiões plásticos voluntários, a SBCP-GO promoverá duas grandes campanhas nos meses de julho e dezembro para atender pacientes que necessitam de cirurgias plásticas reparadoras e estéticas e não dispõem de recursos para o pagamento dos médicos.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply