faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

No Dia Nacional da Saúde Bucal (25.10) vale o alerta: vitaminas e sais minerais são essenciais para o cuidado com os dentes

Article-No Dia Nacional da Saúde Bucal (25.10) vale o alerta: vitaminas e sais minerais são essenciais para o cuidado com os dentes

Sabe-se, desde cedo, que evitar o açúcar é regra de ouro para o sorriso. “Contudo, poucos conhecem o papel das vitaminas e dos sais minerais para a saúde bucal”, destaca o ortodontista Wells Trigueiro, da Orthos Odontologia. O fato é que quando esses nutrientes estão ausentes na dieta, o individuo fica mais propenso ao aparecimento de doenças nas gengivas e cáries.

“Estamos falando das seguintes vitaminas: A, C, D, K, vitaminas do complexo B e vitamina PP ou niacina”, esclarece o especialista. A deficiência da vitamina C, por exemplo, pode causar o escorbuto - inflamação da gengiva com fácil sangramento. “Ela é responsável pela síntese do colágeno e pela cicatrização dos tecidos”, comenta Dr. Wells. Já a ausência da vitamina D, que atua na absorção do cálcio e é sintetizada pelo organismo no contato da pele com o sol, pode dificultar a osseointegração - processo essencial nos implantes.

Os sais minerais também são protagonistas na formação das estruturas dos dentes, em especial cálcio, fósforo, flúor e magnésio. “O flúor é um importante elemento no controle das cáries e é bastante utilizado pela odontologia para prevenir o surgimento dessa doença bacteriana, fortalecendo o esmalte dentário”, ressalta.

Que ninguém se espante se o dentista solicitar alterações na dieta: “Na consulta inicial é necessário questionar os hábitos alimentares do paciente. Exames podem ser solicitados, para uma análise mais minuciosa. Quando necessário, podemos encaminhá-lo a um médico clínico geral, a um nutricionista ou, até mesmo, a um cardiologista. A partir de uma abordagem sistêmica, não há como isolar a saúde bucal dos demais aspectos”, conclui Dr. Wells.

TURBINE SUA ALIMENTAÇÃO:

Vitamina A: gema de ovo, leite e derivados. Nos alimentos de origem vegetal (vegetais verdes escuros e laranjados) encontramos o betacaroteno que origina vitamina A no organismo.

Vitamina C: vegetais e frutas frescas, principalmente as cítricas.

Vitamina D: vegetais verdes escuros e leite e derivados.

Vitamina K: vegetais verdes escuros.

Vitamina PP: é mais conhecida como vitamina B3 ou niacina. Levedo de cerveja, peixes, aves, carne de vaca e amendoim.

Cálcio: vegetais verdes escuros leite e derivados.

Fósforo: carnes, aves, peixes, ovos e grãos.

Flúor: água.

Magnésio: vegetais verdes escuros e cereais integrais.